Lista de relatórios
Na visualização de lista você pode Editar, Excluir e Copiar relatórios.
Para visualizar o relatório, clique no link com o nome do mesmo.
Página do relatório
Para ordenar os dados do relatório por coluna, clique no cabeçalho dela. O fundo do cabeçalho se tornará mais escuro, e a seta (↑ ou ↓) mostrará a ordem cresente ou descrescente.
Abaixo do relatório principal você verá outra tabela de totais. Os totais são calculados somente para os valores numéricos.
Para salvar o relatório no formato .xls, visualizar o arquivo em um aplicativo externo ou imprimir, clique em Exportar para o Microsoft Excel.
Relatórios padrão
Ao entrar na página Tarefas > Relatórios (CRM > Relatórios) pela primeira vez, você verá uma lista de relatórios padrão.
Campos personalizados
É possível inserir os campos personalizados no relatório, bem como no filtro. Na lista de campos eles são marcados com a cor azul.
Criar relatório
Vá para Tarefas > Relatórios (CRM > Relatórios) e clique em Adicionar relatório.
Na página que se abrirá, defina o nome e o período de relatório (este mês, mês passado, intervalo de datas, etc.).
A seção Colunas permite configurar as colunas do relatório:
- Calcular coluna - a opção permite exibir o valor calulado, por exemplo, total ou número de valores únicos.
- Setas - permitem reordenar as colunas na visualização do relatório.
- Lápis - serve para renomear a coluna.
- Cruz - serve para excluir a coluna.
- Porcentagem - é possível expressar os valores númericos em porcentagens.
- Adicionar - dá para adicionar uma nova coluna ao relatório. Marque vários campos para inserir várias colunas de uma vez.
A seção permite configurar os parâmetros do filtro exibidos no relatório:
- Botões + e - permitem adicionar outra condição ao filtro (+) ou excluir a existente (-).
- Mudar o filtro do relatório - essa opção permite exibir o filtro no relatório e alterar as condições na hora de visualizá-lo.
- Máximo de itens - dá para limitar o número de elementos exibidos no relatório.
Ao adicionar várias condições, você poderá limitar os resultados por todas as condições ou qualquer uma deles.
Botão e\ou dá para colocar condições complexas, por exemplo Status = Atrasada
e Pessoa responsável = Alícia Nascimento
.
Permita acesso ao relatório para usuários, departamentos ou grupos de trabalho específicos na seção Compartilhando. Clique em Adicionar mais para configurar uma permissão.
Pré-visualize a estrutura do relatório na parte inferior da página.
Período de relatório
Ou seja, o negócio será incluído no relatório se:
- foi criado, fechado ou modificado neste intervalo de tempo.
- foi fechado há muito tempo, mas havia alguma atividade relacionada a ele - chamada do cliente, e-mail, etc.
- o negócio estava sendo processado durante esse período, mas não foi fechado, isto é, na verdade estava em andamento.
No caso, todos os negócios serão incluídos no relatório, salvo os negócios 5 e 7.