É possível conectar uma conta do Instagram ao Bitrix24. Quando um cliente enviar uma mensagem direta ou deixar um comentário, um chat será criado no Bitrix24. Assim, você poderá atender rapidamente às solicitações sem precisar alternar entre serviços. O histórico de conversas será salvo no CRM.
Neste artigo, explicaremos como:
Como configurar a conta do Instagram antes da conexão
A configuração da conta do Instagram deve ser feita pelo seu proprietário. Para conectar, é necessário ter uma conta comercial do Instagram vinculada a uma página pública do Facebook.
Como criar uma conta comercial no Instagram
Para vincular o Instagram a uma página pública do Facebook, o proprietário da conta deve ser administrador dessa página no Facebook.
Como vincular uma conta do Instagram a uma página pública no Facebook
Configure o acesso às mensagens do Instagram no Meta Business Suite para que as solicitações dos clientes sejam enviadas ao Bitrix24.
Como conceder acesso às mensagens do Instagram no Meta Business Suite
Como conectar a conta do Instagram ao Bitrix24
A conexão do Instagram ao Bitrix24 pode ser feita por um usuário com permissões de administrador. Este usuário também deve ser administrador da página pública do Facebook vinculada.
1–3. Acesse CRM > Clientes > Contact Center.
4. Selecione o canal Instagram Direct.
5. Escolha ou crie um Canal Aberto.
6. Clique em Conectar.
Criar e configurar Canais abertos
O acesso ao Instagram é configurado via Facebook. Faça login com a conta de administrador da página pública do Facebook para conectar a conta do Instagram.
1–2. Clique em Fazer login e selecione a conta de administrador da página desejada.
3–4. Escolha as páginas às quais o aplicativo Bitrix24 Open Channels Direct terá acesso e clique em Continuar.
5–6. Selecione as empresas às quais o aplicativo terá acesso e clique em Continuar.
7–8. Escolha as contas do Instagram às quais o aplicativo terá acesso e clique em Continuar.
9. Salve as alterações.
10. Escolha a página para conexão e ative as opções:
- Conectar também comentários deixados em postagens e transmissões — para responder aos clientes nos comentários do Instagram.
-
Prorrogue a janela de mensagens de 24 horas para 7 dias — aumenta o prazo para que o agente possa responder aos clientes.
Estender a janela de mensagens de 24 horas para 7 dias
11. Clique em Conectar.
Erros ao conectar Facebook e Instagram ao Bitrix24
Como funciona o atendimento ao cliente via chat
O cliente pode enviar mensagens diretas ou deixar comentários em publicações. No chat do Bitrix24, são suportados todos os tipos de mensagens do Instagram:
- Mensagens de texto e de voz,
- Arquivos de vídeo e imagem,
- Reações a stories,
- Emojis e adesivos.
No chat do Bitrix24, são exibidos o nome e a foto de perfil do cliente do Instagram. Caso o nome não esteja disponível, será exibido "Convidado".
Mensagens diretas. Quando o cliente envia uma mensagem direta no Instagram, um novo diálogo é criado no Bitrix24. Se não houver dados do cliente no CRM, um novo contato será criado automaticamente. As respostas do agente serão enviadas diretamente para o Instagram Direct do cliente.
Comentários. Quando o cliente comenta uma publicação no Instagram, um diálogo é criado no Bitrix24 com um link para a publicação. A resposta do agente será enviada como uma mensagem direta no Instagram para aquele cliente.
O canal do Instagram possui as seguintes características:
- Ao responder a um comentário, o cliente não recebe uma mensagem de boas-vindas automática nem uma solicitação de avaliação.
- Para alterar as configurações do canal após 60 dias da conexão, é necessário fazer login novamente no Facebook.
- Diálogos com o mesmo cliente, provenientes de comentários e mensagens diretas, são consolidados no mesmo cartão de contato no CRM.
-
Se o cliente deixar um comentário, você pode enviar apenas uma mensagem inicial em resposta dentro de sete dias. Para continuar a conversa, o cliente precisa aceitar a solicitação de conversa no Instagram.
Regras de envio de mensagens para Facebook e WhatsApp
Como resolver problemas de entrega de mensagens no Bitrix24
Se as mensagens do Instagram não estiverem sendo entregues ao Bitrix24, verifique as configurações de roteamento no Meta Business Suite.
1–3. Na página do Meta Business Suite, acesse Configurações > Integrações > Encaminhamento da conversa.
Meta Business Suite
4. Selecione a conta do Instagram.
5–6. Na seção Encaminhamento padrão, clique em Editar.
7. Escolha o aplicativo Bitrix24 Open Channels Direct na lista suspensa.
8. Clique em Salvar.
Como desconectar ou trocar a conta do Instagram
Desconectar:
1–4. Acesse CRM > Clientes > Contact Center > Instagram Direct.
5. Selecione o Canal Aberto ao qual a página está conectada.
6. Clique em Desconectar.
A conta também será desconectada automaticamente se você:
- Conectá-la a outro Bitrix24,
- Deixar de ser administrador da página do Facebook vinculada,
- Desconectar a conta diretamente nas configurações do canal no Facebook.
Trocar a conta conectada:
- Nas configurações do canal do Instagram no Bitrix24, clique em Alterar.
- Acesse a aba Outras contas.
- Selecione a nova conta desejada e clique em Alterar.
Destaques
- É possível conectar uma conta do Instagram ao Bitrix24. Quando um cliente enviar uma mensagem ou deixar um comentário, um bate-papo será criado no Bitrix24.
- Para conectar, é necessário ter uma conta comercial do Instagram vinculada a uma página pública do Facebook.
- Para vincular o Instagram a uma página pública do Facebook, o proprietário da conta deve ser administrador da página com permissões de acesso no Facebook.
- A conexão do Instagram ao Bitrix24 pode ser feita por um colaborador com permissões de administrador. Ele também deve ser administrador da página pública do Facebook.
- Acesse CRM > Clientes > Contact Center > Instagram Direct, escolha o Canal Aberto desejado, faça login no Facebook, conceda ao aplicativo Bitrix24 Open Channels Direct acesso às páginas e empresas necessárias e clique em Conectar.
- Se as mensagens do Instagram não forem entregues ao Bitrix24, configure o encaminhamento de mensagens no Meta Business Suite.
- Nas configurações do canal no Bitrix24, é possível desconectar ou trocar a conta do Instagram.