No Contact Center você pode conectar WhatsApp como um canal de comunicação. O Bitrix24 e o WhatsApp interagem através do Twilio, portanto há duas etapas de configurações.
Preços
O Bitrix24 não cobra pelo uso de WhatsApp.
O Bitrix24 usa o tipo de mensagens WhatsApp Session Message em vez de WhatsApp Template Message, o que reduz significatiamente o custo de uma mensagem.
O custo é de USD 0,005 por mensagem, independentemente do país.
Você também será cobrado pelo aluguel do número no Twilio.
Para achar as tarifas atuais, acesse a página de preços do Twilio > seção WhastApp Session Message Pricing.
Configurações prévias
Certifique-se de ter uma conta no Twilio - isso é necessário para conectar o bot de Twilio ao Bitrix24. Se não tiver uma, crie-a aqui.
Em seguida, solicite a verificação da sua conta Twilio no WhatsApp.
Você não pode ver quem visualizou a mensagem, essa é uma conversa privada de pessoa para pessoa.
Não é possível ver a foto de perfil do cliente, apenas as fotos enviadas por chat.
Você não pode iniciar uma conversa com um cliente novo. Só o cliente pode contatar você através do WhatsApp.
Para iniciar um bate-papo, o cliente precisa ter o aplicativo desktop do WhatsApp instalado no seu computador ou o aplicativo móvel no celular. Caso contrário, o cliente não poderá mandar uma mensagem.
O operador deve responder á mensagem do cliente dentro de 24 horas. Caso contrário, a mensagem não será enviada.
Você não poderá enviar mensagens para os clientes dos seguintes países e territórios:
- Irão
- República Popular Democrática da Coreia
- Crimeia
- Cuba
- Síria
Passo 1. Crie um bot no Twilio
Clique em Create New Project.
Em Templates, selecione SMS Chatbot.
Quando o projeto for criado, acesse o console do Twilio e vá em Settings > General.
Copie os dados da seção API Credentials > LIVE Credentials, você precisará deles mais tarde:
- ACCOUNT SID - identificador da conta
- AUTH TOKEN - token de autorização. Para obtê-lo, clique no ícone de olho.
Certifique-se de ter um número alugado.
Passo 2. Conecte WhatsApp ao Bitrix24
No Bitrix24, vá em Contact Center > WhatsApp e copie o endereço do canal para a área de transferência.
No console do Twilio, vá em WhatsApp > WhatsApp Enabled Senders, clique em Configure ao lado do campo А Message Comes In e insira o endereço copiado.
Insira o ACCOUNT SID, AUTH TOKEN e o número de telefone nas configurações do canal de comunicação WhatsApp.
E clique em Conectar.
Pronto! Você conectou o bot de WhatsApp ao Bitrix24 com êxito.
Como isso funciona?
O cliente acesse seu site com um widget conectado e clique no ícone de WhatsApp.
Você também pode anunciar seu número de WhatsApp - assim seus clientes poderão entrar em contato com sua empresa sem usar o widget no site. A conversa ficará assim:
O agente de canal aberto verá a mensagem e poderá responder no aplicativo desktop ou móvel do Bitrix24 ou na versão web. O número de celular do cliente é automaticamente salvo no CRM.