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Suporte Bitrix24

Conectar WhatsApp

No Contact Center você pode conectar WhatsApp como um canal de comunicação. O Bitrix24 e o WhatsApp interagem através do Twilio, portanto há duas etapas de configurações.

Vá em Contact Center > WhatsApp > Conectar.

Terá que especificar os seguintes parâmetros: Account SID, Auth Token e Account phone number. Pode encontrá-los na console de Twilio.


Preços

O Bitrix24 não cobra pelo uso de WhatsApp.

O Bitrix24 usa o tipo de mensagens WhatsApp Session Message em vez de WhatsApp Template Message, o que reduz significatiamente o custo de uma mensagem.

O custo é de USD 0,005 por mensagem, independentemente do país.

Você também será cobrado pelo aluguel do número no Twilio.

Para achar as tarifas atuais, acesse a página de preços do Twilio > seção WhastApp Session Message Pricing.

Configurações prévias

Certifique-se de ter uma conta no Twilio - isso é necessário para conectar o bot de Twilio ao Bitrix24. Se não tiver uma, pode criá-la aqui.

Ao criar um conta Twilio, terá de verificá-la através de seu celular. Caso tenha uma conta teste, também terá que inserir o endereço, o endereço de faturamento, as informações de pagamento e recarregar sua conta Twilio. Tem que fazê-lo depois de criar um projeto (consulte a seção Crie um projeto no Twilio do artigo > parágrafo 5).

Em seguida, solicite a verificação da sua conta Twilio no WhatsApp.

Antes de alugar um número, aguarde que sua conta seja verificada. Esse procedimento pode levar algum tempo. Infelizmente, não podemos agilizá-lo.

Limitações ao uso de WhatsApp no Bitrix24

Você não pode ver quem visualizou a mensagem, essa é uma conversa privada de pessoa para pessoa.

Não é possível ver a foto de perfil do cliente, apenas as fotos enviadas por chat.

Você não pode iniciar uma conversa com um cliente novo. Só o cliente pode contatar você através do WhatsApp.

Para iniciar um bate-papo, o cliente precisa ter o aplicativo desktop do WhatsApp instalado no seu computador ou o aplicativo móvel no celular. Caso contrário, o cliente não poderá mandar uma mensagem.

O operador deve responder á mensagem do cliente dentro de 24 horas. Caso contrário, a mensagem não será enviada.

As mensagens do cliente serão cadastradas no Bitrix24 apenas se forem enviadas através do widget. Mensagens diretas para o número do WhatsApp não são rastreadas pelo sistema.

Limitações territoriais

Você não poderá enviar mensagens para os clientes dos seguintes países e territórios:

  • Irão
  • República Popular Democrática da Coreia
  • Crimeia
  • Cuba
  • Síria

Passo 1. Crie um projeto no Twilio

1. Clique em Create New Project.

2. Quando o projeto for criado, acesse o console do Twilio e vá em Settings > General.

3. Copie os dados da seção API Credentials > LIVE Credentials, você precisará deles mais tarde:

  • ACCOUNT SID - identificador da conta
  • AUTH TOKEN - token de autorização. Para obtê-lo, clique no ícone de olho.

4. Certifique-se de ter um número alugado.

5. Se tiver uma conta teste, para conectar a integração de WhatsApp terá que mudar para uma conta comercial. Para fazê-lo, clique no botão Upgrade Project.

Passo 2. Conecte WhatsApp ao Bitrix24

No Bitrix24, vá em Contact Center > WhatsApp e copie o endereço do canal para a área de transferência.

No console do Twilio, vá em WhatsApp > WhatsApp Enabled Senders, clique em Configure ao lado do campo А Message Comes In e insira o endereço copiado.

Note que seus números de Twilio devem estar habilitados para WhatsApp - somente assim eles aparecerão na seção WhatsApp Enabled Senders.

Insira o ACCOUNT SID, AUTH TOKEN e o número de telefone nas configurações do canal de comunicação WhatsApp.

E clique em Conectar.

Pronto! Você conectou o bot de WhatsApp ao Bitrix24 com êxito.

Como isso funciona?

O cliente acesse seu site com um widget conectado e clique no ícone de WhatsApp.

Você também pode anunciar seu número de WhatsApp - assim seus clientes poderão entrar em contato com sua empresa sem usar o widget no site. A conversa ficará assim:

Você pode enviar mensagens de texto, imagens, arquivos de áudio e vídeo no chat.

O agente de canal aberto verá a mensagem e poderá responder no aplicativo desktop ou móvel do Bitrix24 ou na versão web. O número de celular do cliente é automaticamente salvo no CRM.


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