Um conflito de permissão surge quando o mesmo funcionário tem permissões de acesso diferentes.
Nesses casos, as permissões de acesso podem não funcionar conforme o esperado pelos usuários.
Tipos de funções no CRM
As funções de CRM podem ser divididas em dois grupos:
- Função pessoal: é uma função atribuída a um funcionário específico. Ao mesmo tempo, não importa em quais departamentos ele esteja.
- Função do grupo: é uma função atribuída a um grupo de funcionários, por exemplo, um departamento na estrutura da empresa ou membros de um grupo/projeto.
Tipos de permissões de acesso
As permissões de acesso podem ser divididas em Detalhadas y Herdadas:
- As permissões detalhadas podem ser usadas para qualquer elemento e estágio. Elas são destacadas em preto.
- As permissões herdadas só podem ser usadas para etapas de elementos. Elas são escurecidas.
Como funcionam as permissões em caso de conflito?
- As permissões detalhadas são mais importantes do que as herdadas.
- Entre as permissões herdadas, aplicam-se as que concedem mais.
- Entre as permissões pessoais e de grupo, são aplicadas aquelas que concedem mais.
Exemplo
O funcionário faz parte de dois departamentos com diferentes permissões de acesso. No primeiro departamento o acesso aos negócios é negado e no segundo departamento é permitido. No primeiro caso as permissões são detalhadas e no segundo caso as permissões são herdadas.
Nesse caso, o funcionário não terá acesso aos negócios, pois as permissões detalhadas são mais importantes do que as herdadas.
Como evitar conflitos de permissões?
Aqui estão algumas dicas úteis para ajudá-lo a configurar as permissões de acesso corretamente:
Se poucos funcionários trabalham com o CRM, configure permissões pessoais e não de grupo.
Configure as permissões de cima para baixo: primeiro para departamentos, depois para subdepartamentos.
Configure as permissões para cada departamento separadamente. Tente evitar a função Todos os colaboradores do departamento e sub-departamentos. É melhor gastar mais tempo configurando funções separadas para subdepartamentos.
Tente evitar a função Colabotador e supervisores, já que os supervisores geralmente têm conflitos de permissão por esse motivo.
Se as permissões das etapas duplicarem as permissões dos elementos, opte por herdar as permissões e não configurá-las manualmente. Com um grande número de usuários, funções e permissões, pode haver sobrecarga e o CRM ficará mais lento.
Se você transferiu o funcionário para outro departamento, salve novamente os seus elementos do CRM. Em seguida, as permissões de acesso serão atualizadas e funcionarão corretamente. Mais informações no artigo Dificuldades de acesso ao CRM após a modificação do organograma.