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Como segmentar a base de clientes no CRM

Segmentar a base de clientes é dividi-la em grupos com base em determinados critérios, como se são clientes novos ou recorrentes, ou se compram no varejo ou no atacado. Esta segmentação permite-nos oferecer produtos ou serviços mais adequados a cada cliente.

No CRM, você pode fazer essa segmentação através do campo Tipo, que se encontra nos cartões de contato, empresa e negócio.

Conteúdo do artigo:

No nosso exemplo, vamos configurar os valores do campo Tipo de empresa. Da mesma forma, você pode ajustar os tipos de contatos e negócios.


Como configurar seus próprios tipos de contato, empresas e negócios

Por padrão, o CRM já inclui tipos de contatos, empresas e negócios, mas você pode modificá-los.

Vá para a seção CRM > Configurações > Configurações de CRM > Ponto de partida > Status e listas suspensas.

Escolha o elemento para o qual deseja definir o tipo:

  • lápis: mudar nome,
  • X: excluir um tipo,
  • + adicionar campo: adicione um novo valor.

Salve as alterações.


Como atribuir um tipo no cartão de um elemento

Ao criar um novo elemento.

  1. Na seção Empresas, clique em Criar.
  2. Preencha os campos principais e no campo Tipo de empresa escolha o tipo correspondente.
  3. Clique em Salvar.

Se o campo Tipo de empresa não estiver visível no cartão. Pode estar oculto. Para torná-lo visível:

  1. Clique em Selecionar campo.
  2. Marque a caixa ao lado do campo Tipo de empresa.
  3. Clique em Selecionar.

Como segmentar sua base de clientes para campanhas de marketing

Você pode iniciar uma campanha de marketing no CRM usando ações de grupo, permitindo gerenciar vários elementos simultaneamente. Por exemplo, você pode criar uma lista de chamadas ou enviar SMS para vários clientes via WhatsApp.

Para iniciar uma campanha direcionada a um tipo específico de empresa, clique na barra de pesquisa. No filtro, clique em Adicionar campo, selecione o campo Tipo de empresa e especifique o tipo pelo qual deseja filtrar empresas. Clique em Pesquisar.

Escolha os elementos do CRM necessários, selecione a ação apropriada e clique em Aplicar.
Ações de grupo no CRM


Como segmentar sua base de clientes para configurar automações

As regras de automação no CRM servem para automatizar tarefas como:

  • enviar e-mails para clientes,
  • convidar clientes para bate-papos no WhatsApp ou Telegram,
  • atribuir tarefas aos funcionários,
  • gerar documentos e links de pagamento,
  • planejar atividades.

Para acessar a página de automação, clique no ícone de Automação na visualização Kanban ou Lista.

Para evitar a criação manual de um orçamento para cada cliente, você pode configurar uma regra de automação para fazer isso por você.

Adicione a regra de automação Criar documento ao estágio Criar documentos.

Para cada tipo de negócio, você pode criar seu próprio modelo de documento. Define a condição: Tipo é igual a Serviços. Preencha os outros campos e salve suas alterações.
Mais sobre regras de automação: Criar documento do CRM

O orçamento gerado pela regra de automação pode ser enviado ao cliente manualmente ou você pode adicionar outra regra de automação que envie os documentos automaticamente.


Destaques

  • Segmentar a base de clientes é dividi-la em grupos com base em determinados critérios, como se são clientes novos ou recorrentes, ou se compram no varejo ou no atacado. Esta segmentação permite-nos oferecer produtos ou serviços mais adequados a cada cliente.
  • No CRM, você pode fazer essa segmentação através do campo Tipo, que se encontra nos cartões de contato, empresa e negócio.

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