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Suporte Bitrix24

Primeiros passos com o CRM

CRM (Customer Relationship Management) é um sistema de gestão de vendas.

Como começar a trabalhar com o CRM do Bitrix24?


Configurações do CRM

Cada empresa é única. Portanto, antes de tudo, você precisa personalizar o Bitrix24.CRM para as especificidades do seu negócio.

Para acessar os principais parâmetros, clique em CRM > Configurações.

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Adicionar leads

Um lead é um elemento do CRM que contém informações (número de telefone, e-mail, site) de uma pessoa ou empresa que tem potencial para se tornar um cliente – ou seja, fechar um negócio. Um lead é o início do processo. Assim, as informações contidas no lead podem vir de um cartão de visita coletado em uma conferência, do site da empresa ou de uma chamada do departamento de vendas.

Para ler mais detalhadamente, consulte o artigo Como trabalhar com Leads.

Existem várias maneiras de adicionar lead:

  • Adicioná-lo manualmente
  • Importar uma lista pronta de leads
  • Receber a partir de formulários de CRM e widget do site
  • E-mails e chamadas recebidas

Cada lead é um cliente em potencial, por isso, é essencial trabalhar de forma eficaz com cada um deles.

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Processamento de leads

O principal objetivo do processamento de lead é convertê-lo em contato, empresa ou negócio (se quiser cadastrar uma venda). Para fazer isso, pode usar diferentes meios de comunicação - reuniões, ligações e e-mails. Todo o histórico de comunicação é salvo no CRM.

Clique no botão Concluir lead e selecione a opção desejada na lista.

O trabalho com o lead está concluído e é hora de trabalhar com novos elementos do CRM vinculados a esse lead.


Atividades

Atividade é qualquer ação agendada, ou seja, chamada, tarefa, reunião, e-mail, etc.

Clique em CRM > Mais > Atividades para visualizar suas atividades atuais.

Além disso, você pode ver os contadores em outras seções do CRM. Esses contadores vão lembrá-lo sobre as atividades que precisam de sua atenção.

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Histórico

Você pode visualizar histórico completo de interações com clientes em CRM > Seção Histórico.

Cada elemento do CRM (lead, contato, empresa, negócio) possui um formulário. Neste formulário visualizar informações, histórico de comunicações e atividades planejadas.

Aqui você também pode adicionar comentários ou planejar novas atividades.

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Negócios

Um Negócio é um elemento do CRM que contém a interação com um Contato ou Empresa referente a um possível negócio. Um Contato ou Empresa pode ter qualquer quantidade de Negócios associados.

Ao criar um novo negócio, você pode adicionar produtos a este negócio. Abra a seção Produtos > clique em Adicionar produto ou Selecionar produto no catálogo.

Ao fechar um negócio, você precisa selecionar o resultado.

Artigos recomendados:

Funil de vendas e relatórios do CRM

Analisar vendas é uma parte importante do crescimento do seu negócio.

Desenvolva um funil de vendas para avaliar o desempenho da sua empresa. Acesse CRM > Funil de vendas.

O gráfico mostra o número de negócios em cada estágio.

Para uma análise mais profunda, vá para a seção Análise CRM > Meus relatórios.

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