Os formulários de CRM no Bitrix24 ajudam a iniciar rapidamente vendas online sem a necessidade de uma loja virtual. Adicione produtos ao formulário, habilite pagamentos e publique-o no site. O link pode ser facilmente enviado ao cliente via chat ou e-mail. Assim que o cliente preencher o formulário, os dados do pedido serão salvos no CRM.
Essa solução é ideal para:
- testar a demanda por novos produtos,
- vender produtos ou serviços específicos,
- receber pedidos e pagamentos por redes sociais, mensageiros ou e-mail,
- coletar solicitações com pagamento instantâneo.
Neste artigo, explicaremos como:
Como criar um formulário de CRM para vendas
1–4. Acesse a seção CRM > Vendas > Canais de vendas > Formulários de CRM.
5. Clique em Adicionar.
6–7. Escolha o cenário de vendas desejado.
Criar e configurar formulários de CRM
Produtos sem imagens. Ideal para serviços e produtos onde a imagem não é essencial, como agendamento de massagens ou reserva de ingressos.
Seletor de produto com pagamento instantâneo. Difere do cenário Produtos sem imagens apenas pela habilitação do pagamento. Indicado para e-books, guias, cursos online, assinaturas, entre outros. Para utilizar este cenário, é necessário configurar um sistema de pagamento.
Conectar sistemas de pagamento no Sales Center
Produtos com imagem pequena. Adiciona ao formulário o nome do produto e uma pequena imagem. Isso facilita para o cliente encontrar o produto desejado e realizar o pedido.
Produtos com imagem grande. Permite visualizar o produto em detalhes antes da compra.
Como configurar um formulário de CRM para vendas
Para que os clientes possam fazer pedidos, é necessário especificar os produtos e configurar os campos de seleção de produtos em cada formulário de CRM.
1. Acesse a aba Campos.
2. Clique em Adicionar produtos para dividir o catálogo em grupos, como joias e embalagens para presente.
3. Clique no ícone de lápis para editar o campo Produtos.
Adicionar produtos ao formulário
Por padrão, o formulário exibe as três primeiras posições do catálogo de produtos do CRM. Caso o catálogo esteja vazio, é possível criar novos produtos diretamente no formulário de CRM.
Como criar e configurar o catálogo de produtos
Existem duas maneiras de adicionar produtos ao formulário de CRM.
Pelo campo Nome.
1. Insira o nome do produto no campo Nome.
2–3. No menu suspenso, selecione uma opção do catálogo ou crie um novo produto.
4. Para remover um produto, clique no ícone de exclusão.
5. Para adicionar outra linha de produto, clique em Adicionar.
Pelo catálogo.
1. Clique em Escolher do catálogo.
2. Escolha a seção e subseção desejadas.
3–4. Clique em Expandir > Selecione ao lado do produto desejado — ele será automaticamente adicionado ao formulário.
5. Feche o catálogo.
Configurar a exibição do produto no formulário
Ajuste o nome, a imagem e o preço do produto de acordo com as características do formulário de CRM.
Nome. As características do produto, como tamanho e material, não são exibidas nos formulários. Você pode incluir essas informações no nome para facilitar a escolha do cliente.
Insira um novo nome no campo Nome e clique em Mudar nome — ele será atualizado também no catálogo do CRM. Para produtos com variações, apenas o nome da variação selecionada será atualizado; o nome principal no catálogo permanecerá inalterado.
Imagem.
1. Carregue imagens adicionais clicando no botão ➕ ou clique na miniatura para abrir o editor de imagens.
2–3. Escolha a imagem e edite-a: inverta vertical ou horizontalmente, recorte, aplique efeito preto e branco, entre outros.
3. Salve as alterações.
Preço. Adapte o preço para públicos específicos, sazonalidade ou promoções. Cada formulário de CRM pode ter preços diferentes para o mesmo produto, sem alterar os dados no catálogo de produtos.
1–2. Clique em Configurar (ícone de engrenagem) e marque a opção Mostrar descontos.
3. Preencha os campos Preço e Desconto. O cliente verá no formulário os dois preços: o original e o com desconto.
4. Para acessar o cartão do produto, clique no ícone no campo Nome.
Configurar a seleção de produtos no formulário
Edite o campo Produtos para facilitar o processo de compra para os clientes e o gerenciamento de pedidos para sua equipe.
- Nome — se houver vários campos de produtos no formulário, use nomes claros, como Escolha uma joia ou Escolha uma embalagem.
- Campo obrigatório — o cliente não poderá enviar o formulário sem selecionar um produto.
- Vários — permite que o cliente escolha vários produtos diferentes.
- Mostrar imagens grandes dos produtos — define o tamanho da imagem do produto no formulário: grande ou miniatura.
- Permitir preço de produto personalizado — o cliente poderá definir o preço desejado para o produto. Ative a opção e selecione o produto na lista — o formulário exibirá o preço atual e um campo para inserir o preço personalizado. Se essa configuração estiver ativa, apenas o produto selecionado será exibido no formulário; os demais serão ocultados.
- Valor padrão — permite selecionar um produto que será adicionado automaticamente ao formulário.
- Dica do campo — texto curto que ajuda o cliente a entender o campo. Por exemplo, se você permitir que o cliente insira seu próprio preço, inclua essa informação na dica.
Salve as alterações.
Como habilitar pagamentos nos formulários de CRM
Para que os clientes possam pagar diretamente pelo formulário de CRM, é necessário habilitar a opção de recebimento de pagamentos. Cada formulário pode ter métodos de pagamento configurados individualmente.
1–2. Acesse a aba Pagamento e ative a opção Aceitar pagamentos.
3–4. Escolha os métodos de pagamento disponíveis na lista.
4–6. Caso não encontre uma solução adequada na lista, clique em Conectar mais sistemas de pagamento > Ver tudo para selecionar um aplicativo no Bitrix24 Market.
7. Salve as alterações.
Sistemas de pagamento
Quando o cliente preencher o formulário com pagamento habilitado, será exibida uma janela com os detalhes do pedido e a opção de pagamento.
Gerenciamento do inventário no Bitrix24
Configurações de Gerenciamento do inventário
Destaques
- Os formulários de CRM no Bitrix24 permitem iniciar rapidamente vendas online sem a necessidade de uma loja virtual.
- Crie um formulário de CRM e escolha um dos cenários de vendas: sem imagens, com imagem grande ou pequena, ou com pagamento habilitado.
- Acesse a aba Campos e edite o campo Produtos: adicione produtos, altere seus nomes, imagens e preços, e configure a seleção de produtos.
- Se você alterar o nome de um produto no formulário, ele será atualizado também no catálogo do CRM. Para produtos com variações, apenas o nome da variação selecionada será alterado; o nome principal no catálogo permanecerá o mesmo.
- Na aba Pagamento, habilite a opção de recebimento de pagamentos. Escolha métodos de pagamento disponíveis ou conecte novos.
- Se você conectar um novo método de pagamento no formulário de CRM ou no Sales Center, ele será automaticamente habilitado em todos os formulários onde o pagamento estiver permitido.
- Para aceitar pagamentos via formulários de CRM, configure o gerenciamento de inventário. Mesmo que a compra de produtos fora de estoque seja proibida, os clientes poderão enviar pedidos para esses produtos, mas o pagamento não estará disponível.