Os usuários de telefones Bitrix24 podem encontrar erros ao fazer chamadas. Em alguns casos basta completar o saldo, em outros é necessária a ajuda de técnicos especializados. Reunimos neste artigo os erros mais comuns e as soluções mais rápidas.
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Descrevemos os erros mais comuns para um números alugados e PBX conectados por meio do conector SIP. E, caso você tenha escolhido conectar um aplicativo do Bitrix24 Market à telefonia, recomendamos que você entre em contato com o suporte do aplicativo para obter as soluções mais adequadas.
Como entrar em contato com o suporte do aplicativo
O que fazer caso você nao consiga realizar chamadas
Se uma chamada de saída falhar, você vai visualizar o erro "O telefone está indisponível, verifique os parâmetros de conexão" no cartão de chamada.
A causa do erro fica registrada em um log de chamadas. Acesse Telefonia > Informações de chamada. Localize a chamada com a falha e clique no ícone de log para acessar os detalhes.
Como verificar os registros de chamadas (call logs)
Role até a parte inferior da página de registro. Cada erro tem um nome específico, você pode visualizá-lo no campo Call reason (motivo da chamada).
Quando não é possível realizar chamadas de um número alugado
Na maioria das vezes, as chamadas de um número alugado não funcionam pelos seguintes motivos:
- Não há crédito suficiente no saldo de telefonia - Se o número não for pago, você verá o seguinte erro no registro de chamada Forbidden. Not active (Não permitido. Desativado).
Verifique o saldo para estender o aluguel. Abra a seção Configurações e verifique a data de vencimento.
Se houver uma data atual ou anterior, o número não será pago.
Efetue o pagamento e as chamadas serão efetuadas.
Saldo de telefonia
Verifique o status do download de documentos em Telefonia > Fazer o upload da documentação.
Carregue novos documentos caso os anteriores tenham sido rejeitados.
Quando não é possível efetuar uma chamada em nuvem ou PBX do escritório
Razões pelas quais as chamadas de saída do PBX podem não funcionar:
- Uma licença inativa para um conector SIP - Se você esgotou os minutos de teste para chamadas de saída, o registro de chamadas conterá um erro SIP Trial: trial time is over, ou seja, o tempo de teste acabou.
- Erro de PBX - Caso seja exibido algum erro com os seguintes códigos 403, 404, 480, 500, significa que os erros partem do PBX que fornece os números. Copie o link para o registro de chamadas da barra de endereço do navegador e envie-o ao suporte do PBX para obter uma solução.
- Quando o funcionário não tem permissão para fazer chamadas - Se o usuário não tiver permissão para trabalhar com chamadas, o log conterá o erro: User is not allowed to call number...(O usuário não tem permissão para ligar para o número).
- O formato do número está incorreto. O número deve estar em formato internacional: código do país (por exemplo, 55) > código da cidade (por exemplo, 011) > número de telefone. É importante seguir a ordem correta de inserção dos números; os símbolos +, ( ), - e espaço afetam a identificação do número e não devem ser utilizados.
- O código numérico não está na lista de operadoras da Voximplant. A partir de um número alugado é possível efetuar chamadas apenas para números com um código da tabela de preços da operadora.
Tarifas para chamadas efetuadas - O número para o qual você está ligando está desconectado ou está sem serviço. Se você especificou corretamente o formato do número e ele está na lista da operadora, mas a chamada não é completada, verifique a atividade do número. Para verificar, ligue para este número de um telefone que não esteja conectado ao Bitrix24. Se o número não estiver ativo, você vai ouvir uma mensagem de voz indicando que o número foi discado incorretamente.
- Forbidden. Not active — o número alugado não foi pago.
- Forbidden. Can’t be used — os documentos necessários para alugar um número não foram carregados.
- SIP Trial: trial time is over — o conector SIP não foi pago ou expirou.
- 403, 404, 480, 500 e outros ao ligar do PBX - o problema está relacionado ao PBX. Exceção - código de erro 408.
- User is not allowed to call number — sem direitos para chamadas de saída.
- “Você não pode fazer uma chamada” e a chamada não é registrada nos detalhes - problemas com o equipamento.
Conecte um SIP para continuar trabalhando com as chamadas de saída.
O que é o Conector SIP?
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Se você trabalha apenas com chamadas recebidas, não precisa de uma licença para um conector SIP. Mas se você encaminhar chamadas recebidas para outro número, isso é considerado um serviço de encaminhamento de chamadas e não funciona sem uma licença de conector SIP ativa. Caso a licença do conector SIP não esteja ativa ou os minutos de teste terminarem, o registro de chamadas também vai apresentar um erro SIP Trial: trial time is over.
Uma exceção é um erro com o código 408. Para corrigir esse erro, entre em contato com o suporte do Bitrix24.
Erros não relacionados à conexão de telefonia
Verifique se as configurações de telefonia para chamadas estão corretas.
Verifique as configurações de acesso e dê ao funcionário o direito de fazer chamadas.
Permissões de acesso para Telefonia Bitrix24
O número foi adicionado à lista de exceções - Se o número do cliente estiver incluído nesta lista, o registro de chamadas também vai exibir o erro: User is not allowed to call number (O usuário não pode ligar para o número).
Então remova o número do cliente da lista para que as chamadas de saída funcionem.
Lista de exceções
Sem acesso ao microfone - Se você não permitiu acesso ao microfone nas configurações do navegador, ao tentar fazer uma chamada, também ocorrerá o erro “Você não pode fazer uma chamada”, mas a chamada neste caso não será salva nos detalhes.
Verifique as configurações do seu navegador e faça um teste de qualidade do link.
Telefonia: verificar qualidade da conexão
Número incorreto ou inativo - Se o número for especificado incorretamente, o cartão de chamada vai exibir a seguinte informação “Este número não está disponível” e o registro de chamadas vai exibir o erro de Número inválido.
Veja quais são os principais motivos deste erro:
Se for necessário o número 0 no início, use apenas os códigos 00 ou 011. O formato do número 0630123456 para uma chamada efetuada será o seguinte: 000630123456 ou 0110630123456.
Caso você encontre uma situação diferente, entre em contato com o suporte do Bitrix24.
Suporte do Bitrix24: como contatar?