Os processos de negócios ajudam a automatizar o processamento de arquivos no Bitrix24 Drive. Os processos de negócios aceleram as aprovações dentro da empresa. Por exemplo, o chefe do departamento carrega um documento com recompensas para os funcionários no Drive > o diretor o aprova > o departamento de contabilidade efetua o pagamento.
Planos e preços
Os processos de negócios estão disponíveis no Drive da empresa, bem como nos Drives dos grupos de trabalho.
Neste artigo, explicaremos:
- Como ativar processos de negócios no Drive
- Como criar um processo de negócios
- Como configurar a lista de processos de negócios
- Como visualizar logs de processos de negócios
Como ativar processos de negócios no Drive
Vá para a seção Drive > Unidade da empresa. Clique em Configurações ⚙️ > Configurar processos comerciais.
Habilite a opção Ativar processos comerciais.
Agora os processos de negócios estão disponíveis nas configurações da Unidade da empresa.
Como criar um processo de negócios
Você pode usar modelos de processos de negócios padrão ou criar seus próprios modelos, orientados por status ou sequenciais.
Processo de negócios padrão. São modelos prontos para uso que servem para automatizar o fluxo de documentos da empresa. Os modelos podem ser usados quando você precisa comunicar rapidamente alterações em um documento ou votar em um projeto.
Processos de negócio padronizados
Processo de negócios sequencial. É um conjunto de ações realizadas sequencialmente até que o processo seja concluído.
É adequado para processos simples, como envio de fatura ao gerente para aprovação:
- o funcionário envia a fatura,
- o gerente aprova a fatura ou a envia para revisão,
- o funcionário recebe notificação da decisão do gerente.
Processo de negócios orientado pelo status. São estados separados, cada um dos quais consiste em um processo sequencial. Todos os estados estão interligados, ou seja, é possível retornar o documento à etapa anterior para revisão e vice-versa.
É adequado para tarefas grandes, como chegar a um acordo sobre um contrato:
- rascunho,
- revisão,
- ajustamento,
- aprovação,
- publicação.
Como configurar a lista de processos de negócios
Configure a visualização da lista de processos de negócios. Clique em Menu (≡) > Listar colunas e escolha as colunas necessárias. Para adicionar seus campos, clique em Visitas.
Para configurar um processo de negócios, clique no Menu de ações (≡) e escolha a opção desejada:
- Executar durante a criação e Executar durante a modificação: especifique como o processo de negócios funcionará.
- Editar: você pode ir para a edição do modelo.
- Excluir: você pode excluir o modelo da lista.
Como visualizar logs de processos de negócios
Logs são arquivos de texto que registram automaticamente todas as ações de um processo de negócios.
O registro pode ser útil para:
- diagnóstico pelo suporte técnico do Bitrix24,
- autoverificação, por exemplo, para ver por que um processo de negócios falhou.
Para visualizar o registro do processo de negócios, clique no Menu de ações (≡) do documento e selecione Informações.
Clique em Mais > Fluxos de trabalho.
Clique em Histórico.
Serão abertos os registros do processo de negócios.
Destaques
- Os processos de negócios ajudam a automatizar o processamento de arquivos no Bitrix24 Drive.
- Os processos de negócios estão disponíveis na Unidade da empresa, bem como nos Drives dos grupos de trabalho.
- Por padrão, apenas o administrador da conta pode ativar processos de negócios no Drive da empresa. No Drive do grupo de trabalho, os processos de negócios podem ser habilitados pelo administrador e pelo proprietário do grupo.
- Você pode usar modelos de processos de negócios padrão ou criar seus próprios modelos, orientados por status ou sequenciais.