O Catálogo de produtos no Bitrix24 é uma ferramenta que armazena informações sobre todos os produtos e serviços da empresa. Para evitar que colaboradores excluam produtos ou alterem preços acidentalmente, você pode configurar permissões de acesso. Por exemplo, o responsável pelo estoque poderá apenas visualizar os produtos, enquanto o gerente poderá alterar preços e características.
Planos e preços
Conteúdo do artigo:
Por padrão, o administrador do Bitrix24 pode configurar permissões de acesso, mas pode delegar essa função a outros colaboradores. Para configurar as permissões, acesse CRM > Configurações > Permissões de acesso ao inventário.
Atribuir funções padrão
As permissões de acesso no catálogo são distribuídas por funções. Você pode usar funções padrão — adicionar colaboradores e configurar permissões usando interruptores. Três funções pré-definidas estão disponíveis:
- Supervisor — gerencia o catálogo de produtos e suas configurações: cria e edita produtos, altera preços, inicia importação e exportação. Não pode excluir produtos nem alterar permissões de acesso para colaboradores. Garante a atualização das informações no catálogo.
- Gerente — visualiza produtos e gerencia sua visibilidade no site: publica e retira produtos. Garante a atualização das informações para os clientes.
- Responsável pelo estoque — apenas visualiza produtos no catálogo. Por exemplo, um colaborador do estoque pode verificar a disponibilidade de produtos para manter o controle adequado do estoque.
Configurar funções personalizadas
Se as funções padrão não forem adequadas, você pode criar funções personalizadas. O processo de configuração segue estes passos:
1–2. Criar uma nova função. Para isso, clique nos Três pontos (...) e selecione Adicionar nova função, depois informe o nome.
3. Adicionar colaboradores à função.
4. Definir o conjunto adequado de permissões usando interruptores.
Você pode copiar as permissões configuradas para uma nova função e alterar a ordem de exibição das funções.
- Clonar função — ação que transfere todas as permissões configuradas de uma função para outra. Útil quando você precisa criar uma função semelhante com pequenas alterações.
- Mostrar/ocultar funções — permite mostrar na lista apenas as funções necessárias, ocultando as demais. Útil para comparar ou editar várias funções.
Para configurar uma função específica, clique nos Três pontos (...) à direita do nome e selecione:
- Selecionar todas as permissões — concede todas as permissões para todas as seções para a função selecionada.
- Desmarcar todas as permissões — todas as permissões para todas as seções serão revogadas.
- Renomear — altera o nome da função.
- Clonar — cria uma cópia da função selecionada.
- Excluir — remove a função com todas as configurações.
Definir permissões de acesso
As permissões de acesso ao catálogo de produtos são divididas em três blocos.
Catálogo de produtos. Configure quem pode visualizar e editar produtos no CRM. Isso ajuda a proteger os dados contra alterações acidentais e restringir o acesso a quem não precisa.
- Visualizar catálogo de produtos — o colaborador pode visualizar e selecionar produtos no CRM e em documentos de estoque. Por exemplo, o gerente poderá adicionar produtos a um negócio.
- Ver preço de compra do produto — o colaborador verá o preço de compra no catálogo e em documentos. Por exemplo, o responsável pelo estoque poderá verificar o preço ao receber o produto.
- Criar produto — permite adicionar novos produtos ao catálogo. Por exemplo, o gerente poderá adicionar um novo modelo de telefone ao catálogo.
- Editar produto — possibilita alterar descrição, características e imagens dos produtos. Por exemplo, o colaborador poderá atualizar cartões de produtos antes de uma promoção.
- Excluir produto — permite remover produtos do catálogo. Por exemplo, o administrador pode excluir itens obsoletos para não atrapalharem o trabalho.
- Alterar o preço de venda do produto no catálogo — o colaborador poderá alterar o preço no catálogo de produtos. Por exemplo, o supervisor de vendas poderá atualizar preços de itens no catálogo.
Permissão para alterar o preço de venda do produto no catálogo - Alterar o preço do produto na entidade CRM — permite alterar o preço apenas em um negócio ou pedido. Por exemplo, o gerente pode ajustar o preço de um produto específico sem afetar o preço no catálogo.
Permissão para alterar preço de venda do produto na entidade CRM - Aplicar desconto de produto — permite conceder descontos no CRM. Por exemplo, o gerente poderá fazer um pedido com desconto para um cliente fiel.
- Publicar produto na loja on-line — o colaborador gerencia a exibição do produto no site. Por exemplo, o gerente de conteúdo poderá ocultar um produto temporariamente indisponível.
Permissão para publicar produtos na loja on-line - Iniciar importação do produto — permite carregar dados de arquivos. Por exemplo, o colaborador poderá importar uma lista atualizada de produtos de um arquivo CSV.
Permissões para iniciar a importação e exportação de produtos - Iniciar exportação do produto — possibilita exportar dados para um arquivo. Por exemplo, o gerente poderá criar uma lista de preços para parceiros.
Configurações do catálogo de produtos. Neste bloco, é possível configurar o acesso aos parâmetros gerais de trabalho com o catálogo. Essas permissões geralmente são concedidas a quem é responsável pela estrutura do catálogo, formatação de cartões e configurações fiscais.
- Modificar formulário de visualização do produto — permite configurar campos no cartão: adicionar, ocultar ou alterar. Por exemplo, o gerente pode adicionar o campo "Código do fornecedor" para controle interno.
Permissões de acesso: editar formulário de produto - Tornar o atual modelo de formulário de visualização de produto padrão para outros usuários — o colaborador pode aplicar o modelo de cartão criado para todos os usuários. Por exemplo, o supervisor pode padronizar o formato de cartão para que todos os colaboradores trabalhem com a mesma estrutura.
- Gerenciar taxas de imposto — permite definir taxas fiscais, incluí-las no preço ou considerá-las separadamente. Por exemplo, o colaborador pode configurar o IVA conforme o tipo de produto e região.
Impostos no Bitrix24.CRM - Criar e editar unidades de medida — o colaborador pode adicionar ou editar unidades de medida: unidades, litros, metros e outras. Por exemplo, o responsável pelo estoque pode criar uma nova unidade — "pacote" para produtos embalados.
Unidades de medida - Gerenciar tipos de preço — permite criar e editar tipos de preço: atacado, varejo, para parceiros. Por exemplo, o gerente pode alterar o preço base nas configurações avançadas da loja.
- Gerenciar markups — o colaborador pode definir regras de margem para diferentes grupos de produtos na loja on-line.
Configurações. Neste bloco, é possível definir quem poderá alterar parâmetros do catálogo, gerenciar funções e permitir a venda de produtos indisponíveis. Essas permissões são necessárias para administradores e colaboradores responsáveis pelo trabalho com o catálogo e CRM.
Permissões de acesso às configurações
- Parâmetros da seção — o colaborador pode configurar parâmetros do catálogo e gerenciamento de estoque.
- Editar permissões de acesso do usuário — permite configurar funções e atribuir permissões a outros colaboradores. Por exemplo, o supervisor pode adicionar um novo colaborador à função "Gerente" e permitir que ele edite produtos.
- Alterar a opção "Tornar itens fora de estoque disponíveis para compra" — o colaborador pode ativar ou desativar a venda de produtos fora de estoque. Por exemplo, o administrador pode ativar essa opção para que os clientes possam fazer pré-reservas de um produto popular, mas temporariamente indisponível.
Destaques
- No Bitrix24, é possível configurar permissões de acesso ao catálogo de produtos para que os colaboradores trabalhem apenas com os dados necessários. Por exemplo, o responsável pelo estoque verá os produtos, mas não poderá editá-los, enquanto o gerente poderá atualizar descrições e alterar preços.
- As permissões de acesso são configuradas por funções. É possível usar funções padrão ou criar as suas próprias.
- Para cada função, você define quais ações estarão disponíveis: visualização, edição, publicação, gerenciamento de preços e outras.
- As permissões de acesso são divididas em três blocos: catálogo de produtos, configurações do catálogo de produtos e configurações.