Vendas recorrentes são aquelas realizadas para clientes que já compraram de você anteriormente. As Vendas recorrentes com IA identificam, no CRM, clientes prontos para novas compras e criam automaticamente negócios para eles. Em cada negócio, o CoPilot adiciona uma atividade com recomendações personalizadas para o gerente — o que oferecer ao cliente e como conduzir a conversa.
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Acesse a seção CRM > Vendas > Vendas recorrentes.
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Neste artigo, explicaremos como:
Como funcionam as Vendas recorrentes com IA
Analisam os clientes. Diariamente, as Vendas recorrentes com IA analisam o histórico de vendas no CRM para identificar clientes prontos para novas compras. Existem três cenários:
- Clientes mensais — clientes que compram uma vez por mês. A IA analisa o histórico de compras bem-sucedidas dos últimos três meses, excluindo o atual. Por exemplo, um cliente que encomenda café para o escritório mensalmente. No início do mês, a IA lembrará de oferecer um novo tipo de café ou uma promoção para volumes maiores.
- Clientes semestrais — clientes que compram a cada seis meses. Por exemplo, uma empresa que atualiza software em junho e dezembro. Em maio e novembro, a IA lembrará de oferecer uma nova versão ou desconto.
- Clientes anuais — clientes que compram em uma época específica do ano. A IA analisa o histórico de compras dos últimos dois anos, excluindo o atual. Por exemplo, um cliente que compra equipamentos para o Natal todo mês de dezembro. A IA lembrará de entrar em contato antecipadamente para oferecer produtos ou serviços relevantes.
Criam negócios. Se a IA encontrar um cliente adequado, ela criará um negócio. No cartão do negócio, haverá uma atividade com recomendações do CoPilot: o que oferecer e como conduzir a conversa.
Se não aparecerem negócios de vendas recorrentes no CRM:
- Verifique se as Vendas recorrentes com IA estão ativadas nas configurações do Bitrix24.
Como ativar e configurar as Vendas recorrentes com IA - Certifique-se de que há negócios no CRM nos últimos seis meses.
- Siga nossas recomendações para trabalhar no CRM.
Como configurar o CRM para vendas recorrentes
Analisam as vendas. Isso ajuda a entender quais cenários de vendas recorrentes funcionam melhor e, se necessário, ajustar as configurações.
Como acompanhar as estatísticas de vendas recorrentes
Como configurar o CRM para vendas recorrentes
Dados precisos e completos no CRM permitem que as Vendas recorrentes com IA identifiquem clientes prontos para novas compras e criem recomendações personalizadas.
Preencha detalhadamente os cartões de clientes e negócios. Nos campos do sistema, insira nome, telefone e e-mail. Crie campos personalizados com nomes claros para registrar as preferências dos clientes. Isso ajudará a IA a analisar os dados e encontrar clientes prontos para novas compras.
Campos pré-configurados pelo sistema no CRM
Campos personalizados no CRM
Por exemplo, se você vende móveis para escritório, crie campos personalizados no cartão do negócio: Tipo de ambiente, Estilo dos móveis e Orçamento para renovação do espaço. Isso permitirá que as Vendas recorrentes com IA identifiquem com mais precisão quando oferecer novas coleções ou descontos.
Configure os pipelines de vendas. Crie pipelines separados para diferentes tipos de vendas. Os pipelines devem refletir o processo real de trabalho com os clientes. Por exemplo, você pode ter um pipeline para venda de ar-condicionado. Se começar a oferecer instalação e manutenção, crie pipelines separados para isso.
Pipelines de negócios
Transcreva chamadas com IA. A IA poderá analisar o conteúdo das conversas com os clientes, identificando suas necessidades e interesses. Por exemplo, se o cliente mencionar que planeja expandir o escritório, a IA registrará isso e sugerirá quando oferecer novos serviços.
Métodos de conexão de Telefonia
Análise de conversa e scripts de vendas com IA no CRM
Mantenha um catálogo atualizado de produtos e serviços. Adicione ao catálogo características detalhadas, preços e informações sazonais. Isso ajudará a IA a oferecer produtos adequados aos clientes. Nos negócios, selecione produtos diretamente do catálogo para criar cotações e propostas mais rapidamente.
Como criar e configurar o catálogo de produtos
Serviços: o que são e como criá-los?
Por exemplo, se o catálogo incluir kits de presentes de Natal, a IA os oferecerá aos clientes que compraram kits semelhantes no último dezembro.
Registre os acordos com o cliente. Anote detalhes e acordos nos comentários e atividades universais no cartão do negócio. Isso ajuda a IA a identificar com mais precisão as necessidades dos clientes e criar ofertas personalizadas.
Atividades universais no CRM
Por exemplo, se nos comentários estiver registrado que o cliente planeja renovar os equipamentos do escritório em seis meses, a IA lembrará de entrar em contato antecipadamente para oferecer modelos atualizados ou condições vantajosas.
Como ativar e configurar as Vendas recorrentes com IA
Ativar as Vendas recorrentes com IA. Por padrão, as Vendas recorrentes com IA buscam clientes prontos para novas compras, mas não criam negócios recorrentes.
As Vendas recorrentes com IA podem ser ativadas ou desativadas pelo administrador do Bitrix24:
1–2. Acesse Configurações > Configurações do Bitrix24.
3–4. Selecione Ferramentas > CRM.
5. Ative Vendas recorrentes.
Configurar as Vendas recorrentes com IA. Você pode configurar os cenários padrão das Vendas recorrentes com IA, mas ainda não é possível criar seus próprios cenários. A configuração dos cenários pode ser feita pelo administrador do Bitrix24 e por usuários com permissão para isso.
Como configurar permissões de acesso às Vendas recorrentes com IA
1–3. Acesse CRM > Vendas > Vendas recorrentes.
4. Escolha quais cenários ativar. A IA criará automaticamente negócios com base nesses cenários. Por exemplo, se apenas o cenário Clientes semestrais estiver ativado, a IA buscará esses clientes e criará negócios recorrentes para eles. Os outros cenários não serão utilizados.
5. Clique em Editar para configurar o cenário.
6. Escolha se o CoPilot deve criar recomendações personalizadas:
- Ativar — a IA adicionará recomendações personalizadas na nova atividade: o que oferecer ao cliente e como interagir com ele.
- Desativar — a atividade terá um texto padrão, que pode ser editado manualmente.
7. Preencha os campos:
- Pipeline para novos negócios — a IA criará o negócio recorrente neste pipeline.
- Etapa — a IA criará o negócio recorrente nesta etapa do pipeline selecionado.
- Pessoas responsáveis — selecione os colaboradores que serão responsáveis pelos novos negócios. Se selecionar vários colaboradores, os negócios serão distribuídos entre eles em rodízio.
- Título padrão do negócio — este será o nome exibido para o gerente no CRM.
8. Clique em Salvar.
Como configurar permissões de acesso às Vendas recorrentes com IA
O administrador do Bitrix24 pode conceder permissões para configurar cenários de vendas recorrentes e visualizar estatísticas.
1–4. Acesse CRM > Mais > Configurações > Permissões de acesso ao CRM.
5. Selecione Vendas recorrentes.
6. Configure as permissões para estas ações:
Visualizar configurações — os usuários poderão visualizar as estatísticas de vendas recorrentes.
Editar configurações — poderão editar as configurações dos cenários.
7. Clique em Salvar.
Permissões de acesso baseadas em funções no CRM
Como acompanhar as estatísticas de vendas recorrentes
As estatísticas ajudam a entender a eficácia das vendas recorrentes. Podem ser visualizadas pelo administrador do Bitrix24 e por usuários com permissão para isso.
1–3. Acesse CRM > Negócios > Vendas recorrentes.
4. Escolha o período: últimos 30 dias, trimestre, semestre ou ano.
As estatísticas incluem várias métricas de vendas recorrentes:
- Quantidade e valor dos negócios em andamento.
- Quantidade e valor dos negócios ganhos.
- Taxa de conversão por quantidade — relação entre a quantidade de negócios ganhos e a quantidade total de negócios criados com base no cenário de vendas recorrentes no período selecionado.
- Taxa de conversão por valor — relação entre o valor dos negócios ganhos e o valor total dos negócios criados com base no cenário de vendas recorrentes no período selecionado.
Destaques
- Vendas recorrentes com IA identificam no CRM clientes prontos para novas compras e criam automaticamente negócios para eles.
- Em cada negócio, o CoPilot adiciona uma atividade com recomendações personalizadas para o gerente — o que oferecer ao cliente e como conduzir a conversa.
- Acesse CRM > Vendas > Vendas recorrentes e escolha os cenários para criação automática de negócios recorrentes: compras mensais, semestrais ou anuais.
- Quanto mais precisos os dados no CRM, melhor funcionam as Vendas recorrentes com IA: preencha detalhadamente os cartões de clientes e negócios, configure os pipelines de vendas, transcreva chamadas com IA, mantenha um catálogo atualizado de produtos e registre acordos no cartão do CRM.
- Por padrão, as Vendas recorrentes com IA buscam clientes prontos para novas compras, mas não criam negócios recorrentes.
- As estatísticas integradas ajudam a entender a eficácia das vendas recorrentes.