top_br
Página principal

Suporte Bitrix24

Erros típicos na criação de processos de negócio

Rating:
Os processos de negócios do Bitrix24 ajudam a automatizar os processos da empresa. Neste artigo, tentaremos listar alguns dos erros típicos que os novatos geralmente cometem no Bitrix24 ao adicionar novos processos de negócio, o que pode resultar em uma sobrecarga grave do sistema. Cada um dos servidores “físicos” do Bitrix24 tem um número definido de portais ativos que podem estar em execução simultaneamente. Quando um desses portais começa a sofrer sobrecarga, outros portais do servidor também são afetados.


Para evitar essas sobrecargas de servidor, somos obrigados a implementar a seguinte restrição relativa à execução de processos de negócios - não mais do que dois processos em execução por um registro do CRM. Isso significa que você pode ter vários processos de negócios em execução, mas não deve haver mais do que 2 para cada registro específico do CRM.

Importante: recomendamos verificar seus processos em execução devido à restrição acima mencionada. Por favor, note que podemos desativar o seu portal Bitrix24 em caso de sobrecarga do servidor causada por processos de negócios em execução na sua conta (consulte Termos de Serviço
Bitrix24).


Abaixo estão os erros mais comuns na criação de novos processos de negócio:

1. Quando modificações nos parâmetros de um determinado registro de CRM são forçadas por vários blocos de ação no seu processo de negócio - as modificações do registro de CRM devem ser realizadas dentro de uma ação, pois isso irá reduzir o número de consultas ao banco de dados causadas por um processo de negócio em execução.

Exemplo A: modificações incorretas no registro do CRM forçadas por dois blocos de ação do processo de negócio.

erros1.png

erros 2.png

Exemplo B: Modificações corretas no registro de CRM forçadas por um bloco de ações do processo de negócio.

erros 3.png

2. Loop de processo sem fim - é muito importante certificar-se de que não há loop de processo, especialmente se o processo contiver pausas - nesse caso, o processo não será interrompido durante a execução e você poderá simplesmente omitir os erros. Mas, caso você lançar um modelo de processo de negócio que deve criar um registro de CRM com erro na condição de saída da construção de loop, isso irá resultar em acumulação de elementos de processos lançados para vários registros de CRM.

Cenário ainda mais perigoso é quando o processo é iniciado para modificar um registro de CRM na hora de entrar em contato com o erro na condição de saída da construção de loop. Nesse caso, você pode acumular um grande número de processos em execução em pouco tempo, mesmo com base em um pequeno número de registros de CRM. É por isso que é importante adicionar uma condição especial para a saída do loop de processo, que irá garantir que o processo seja concluído quando a condição principal não tiver ajudado dentro do tempo necessário (ciclos).

Por exemplo, quando a construção de loop do processo contém uma condição especial (por exemplo, o tempo de processamento do lead é inferior a 1000 horas), o processo será concluído mesmo que o status do lead ainda não tenha sido alterado. Isso ajuda a evitar loop de processo sem fim (por exemplo, quando a pessoa responsável do lead foi dispensada e não há ninguém para cuidar desse registro específico do CRM).

Exemplo C - processo de negócio com uma condição adicional para terminar a execução de loop.

err4.png

3. Quando você verifica o status na construção de loop ao pausar execução - Isso é um erro comum, quando em vez de aguardar estágio de deal, você usa a construção de loop para pausar execução. Se esta construção for usada para criar registros do CRM, o que acontece é que os elementos de processos lançados para vários registros do CRM são acumulados no sistema. Ao voltar ao ciclo depois da pausa, esse processo cria uma sobrecarga excessiva do servidor e pode resultar na falha do seu portal.

Exemplo D - uso incorreto da construção de loop com pausa enquanto aguardar o status do registro do CRM.

erros 5.png

Exemplo E - uso correto da ação "aguardando estágio do deal". Neste caso, o processo será ativado somente quando o status da transação for alterado, o que significa que não carregará desnecessariamente o sistema.

erro 6.png

4. Processos de negócios para modificar registros do CRM com execução de pausa, ações e tarefas - quando um processo de negócios consiste em várias ações, espera de dados ou pausas na execução - isso pode interromper o conceito e a integridade do processo de negócio, ou seja, enquanto o processo estiver aguardando dados, a condição inicial do registro CRM pode ser alterada (o registro CRM pode ser modificado manualmente). É por isso que os processos de modificação de registros do CRM devem ser lançados sem espera de dados e pausas, e concluídos no prazo.

Se o processo lançado para modificar registro do CRM contiver ações de espera de dados ou pausas na execução, já podemos considerar que está a funcionar incorretamente.

5. Construção de execução paralela - quando esta construção é usada, o processo estará passando pela linha de processo que segue o comando que foi executado primeiro. Se nenhum dos comandos foi executado, o processo irá permanecer pendente inacabado. Para evitar isso, sempre adicione linha de processo com o comando de execução de pausa. O processo continuará a execução após um período de tempo definido, mesmo que nenhum dos principais comandos tenha sido executado.
Isso ajudou Obrigado :) Isso não ajudou Desculpa :(
Você poderia nos dizer por que:
Não é o que estou procurando
É muito complicado

Não encontrou resposta a sua pergunta?

Envie sua pergunta para a equipe Bitrix24Care
Para ter o acesso ao suporte técnico de especialistas é preciso possuir a assinatura de um plano comercial, o serviço não é acessível para os usuários de contas gratuitas. As contas gratuitas são limitadas em recursos de auto-suporte, tais como manuais, artigos do helpdesk, vídeo titulares e webinares gratuitos. A assistência técnica, treinamentos, configurações,customatizações e outros serviços adicionais podem ser comprados diretamente de parceiros locais do Bitrix24