top_br
Efetuar login
Seu Bitrix24
Autorizar a entrada
no Bitrix24 da sua empresa.
Efetuar login

Suporte Bitrix24

Múltiplos pipelines e funis de vendas

Compartilhar::

Muitas vezes, dentro de uma empresa, existem várias linhas de negócios. Por exemplo, uma empresa pode produzir móveis e entregá-los.

O Bitrix24 permite que você crie vários pipelines de negócios, cada um com seus próprios status, campos, permissões de acesso e funis de vendas.

Como isso funciona?

Importante! Múltiplos pipelines estão disponíveis apenas para os assinantes dos planos Standard, Professional e CRM+:

  • Standard: 10 pipelines, um deles é o Geral (pipeline padrão) e os demais são pipelines personalizados.
  • Professional: um número ilimitado de pipelines.
  • CRM+: um número ilimitado de pipelines.

Por padrão, há só um pipeline de negócios - Geral - mas você pode renomeá-lo.

Para adciionar um novo pipeline, vá em CRM > Ponto de partida > Pipelines de Deals.

Ou faça isso diretamente a partir da lista de negócios.

Só os administradores do portal e os usuários que podem editar as configurações conseguem adicionar novos pipelines. Descubra mais sobre a opção O usuário pode editar as configurações no artigo Permissões de acesso no CRM.

Em ambos os casos você será redirecionado para a página de edição. Defina o nome do pipeline, configure as fases e exclua os pipelines desnecessários.

Chame o menu de contexto do pipeline e clique em Editar fases para configurar os status dos negócios.

Você pode criar um número ilimitado de fases, renomeá-las e escolher a cor.

Você também pode configurar as fases de negócios em CRM > Configurações > Ponto de partida > Status e menus suspensos.

Leia mais sobre a configuração dos status no artigo Status e menus suspensos.

Configure o layout da ficha do negócio para cada pipeline: deixe só os campos necessários, mova-os entre as seções.

Descubra mais no artigo Painel deslizante do CRM.

Como criar um negócio de um pipeline específico?

Por padrão, a página CRM > Negócios exibe os negócios de todos os pipelines. Selecione um dos pipelines em cima da lista / kanban, e o filtro por pipeline será aplicado.

Para criar um negócio, clique no botão Adicionar ou no ícone + abaixo de Negócios.

Caso você esteja criando um negócio a partir da lista geral, o sistema irá soliticar que você escolhe o pipeline. Caso esteja criando um negócio com o filtro por pipeline aplicado, será automaticamente criado um negócio deste pipeline específico.

Permissões de acesso a pipelines de negócios

Para configurar as permissões de acesso para cada um dos pipelines, vá em CRM > Configurações > Permissões > Permissões de acesso.

Defina as permissões de acesso para excluir, adicionar, ler, atualizar, exportar e importar os negócios do pipeline.

Descubra mais no artigo Permissões de acesso no CRM.

Funis

Caso você tenha vários pipelines, você pode visualizar os funis de vendas para eles.

Para isso, vá em CRM > Negócios > Dashboards.

Você verá o funil padrão. Para exibir o funil de outro pipeline, clique no ícone de engrenagem > Configurações.

Para colocar vários funis na página de Dashboards, clique em Adicionar dashboard e adicione um de tipo Canal.

ANTIGO

Se você é um usuário do Bitrix24 Standard ou Professional, agora você tem acesso a múltiplos pipelines e funis de vendas. Por que isso é importante? Suponha que você dirija uma concessionária de carros. Isso significa que você tem múltiplos centros de lucro - você vende carros, peças, seguros, aceita transações de troca e faz reparações - para citar alguns.

O problema é que o processo de venda de carros novos ou usados é totalmente diferente do processo de venda de peças ou seguros. Agendar um test drive é uma etapa importante para venda ou arrendamento do carro, mas simplesmente não é aplicável a vendas de seguros ou mudanças de óleo, que não envolvem múltiplas fases de venda. Mesmo quando você vende um único produto, o "upselling" (venda adicional) e as renovações geralmente são tratados como pipelines diferentes.

É por isso que múltiplos pipelines e funis de vendas são tão práticos. Em seguida, vá para Configurações de CRM > Ponto de Partida > Pipelines de negociação e adicione um novo Pipeline:

1.png

Importante: múltiplos pipelines e funis de vendas estão disponíveis para assinantes dos planos Bitrix24 Standard ou Professional.

Plano Standard do Bitrix24 - 2 pipelines, um deles é Geral (pipeline padrão) e outro é pipeline personalizado que pode ser criado em configurações do CRM.

Plano Professional do Bitrix24 - número de pipelines ilimitado.

Você também pode ativar o teste de 30 dias do Bitrix24 Professional e testar essa funcionalidade. Descubra mais no artigo Modo de demonstração.

 2.png

Você também pode alterar o número de ordenação aqui, se for necessário. Em seguida, clique em Editar fases e crie novas fases. Cada pipeline pode ter diferentes fases (você pode personalizar nomes de fases, ordenação e cores).

3.png

Importante: agora, quando você cria um novo negócio, você terá que selecionar a qual pipeline ele pertence. Observe que você não poderá alterar o pipeline depois que o negócio já foi criado (não existe um campo "pipeline" no formulário do negócio). Para adicionar um novo negócio, selecione primeiro o pipeline na página Negócios e, em seguida, clique na tecla Adicionar.
 Por padrão, todos os usuários têm pipeline Geral. Os administradores dos planos Standard ou Professional do Bitrix24 (ou os usuários que têm a opção "o usuário pode editar as configurações" ativada em Configurações de CRM > Permissões de acesso) podem adicionar pipeline personalizado dentro das Configurações de CRM. Você pode personalizar o formulário de negócio para cada pipeline, para fazer isso clique em adicionar novo negócio e selecione pipeline, configure o formulário e salve (ou salve para todos os usuários).
Você pode configurar as permissões de acesso para cada pipeline em Configurações de CRM > Permissões de Acesso > Editar Função (o acesso pode ser configurado para diferentes ações, tais como ler, adicionar, atualizar, excluir, exportar, importar pipeline e as fases dele).

5.png

Depois de fazer isso, você pode ir ao Funil de vendas e selecionar para qual pipeline você deseja construir o funil para analisar seu processo de vendas e estimar vendas futuras.

6.png
Isso ajudou Obrigado :) Isso não ajudou Desculpa :(
Você poderia nos dizer por que:
Não é o que estou procurando
É muito complicado

Não encontrou resposta a sua pergunta?

Envie sua pergunta para a equipe Bitrix24Care
Para ter o acesso ao suporte técnico de especialistas é preciso possuir a assinatura de um plano comercial, o serviço não é acessível para os usuários de contas gratuitas. As contas gratuitas são limitadas em recursos de auto-suporte, tais como manuais, artigos do helpdesk, vídeo titulares e webinares gratuitos. A assistência técnica, treinamentos, configurações,customatizações e outros serviços adicionais podem ser comprados diretamente de parceiros locais do Bitrix24