top_br
Efetuar login
Seu Bitrix24
Efetuar login
Autorizar a entrada
no Bitrix24 da sua empresa.
Efetuar login

Suporte Bitrix24

Processo de negócio para negócio ganho

Compartilhar::

Neste exemplo de processo de negócio, vamos considerar ações automatizadas diferentes que serão lançadas baseando-se na alteração da fase do negócio. Como um exemplo, vamos tomar o seguinte cenário: se o negócio for ganho, será automaticamente criado um novo grupo de trabalho (com certas limitações, no nosso exemplo = valor do campo personalizado do negócio); se o negócio for perdido, usuários selecionados (por exemplo, Chefe de Vendas) serão notificados por email.

Note que processos de negócio apenas estão disponíveis nos planos Bitrix24 Standard & Profissional.

O exemplo do processo de negócio ficará assim:

Aqui está um guia passo a passo sobre como construir esse processo de negócio:

1. Vá para CRM>Configurações>Automação>Processos de negócios>Negócio>Adicionar modelo. Na janela de parвmetros do modelo, defina o nome do modelo, a descrição e a opção de auto-execução - por exemplo, nós definimos "quando adicionado" e "quando mudou".

2. Agora precisamos adicionar uma condição para negócios. Ela irá dividir todos os negócios em dois grupos - ganho fechado ou perda fechada. Para criá-la, arraste e solte a construção de condição na seta verde que segue o bloco inicial:

3. Use a engrenagem de configurações para alterar o nome da condição e definir parвmetros da ramificação da condição complexa: a a condição deve filtrar todos os negócios para os ganhos - escolha a fase com valor da condição = igual ganho fechado:

4. Para os parвmetros da segunda ramificação da condição complexa defina parвmetros como negócio perda fechada:

5. Agora vamos dividir os negócios ganhos em dois grupos a fim de construir diferentes tipos de ações para eles: para fazer isso, fizemos um campo personalizado especial em CRM>Configurações>Campos personalizados>Negócios. O campo chama-se "o que nós vendemos"(serviços, produtos ou outros valores). Primeiro, arraste e solte a construção da condição sob negócios "ganhos fechados". Renomeámos as ramificações desta condição complexa para "para serviços" e "não para serviços".

6. Abra os parвmetros da ramificação da condição "para serviços": no campo do documento, escolha o nome do seu campo personalizado ("o que vendemos" no nosso exemplo) e defina o valor igual a serviços:

7. Abra os parвmetros da ramificação da condição "não para serviços": no campo do documento, escolha o nome do seu campo personalizado ("o que vendemos" no nosso exemplo) e defina o valor não igual a serviços:

8. Quando a ordenação dos nossos negócios ganhos por tipo estiver configurada, podemos adicionar ações para esses negócios. Vamos fazer com que o processo crie automaticamente um novo grupo de trabalho para os negócios ganhos de tipo "serviço". Para vazer isso arraste e solte a ação "criar novo grupo de trabalho" abaixo do bloco de negócios ganhos de tipo "para serviços":

Nos parвmetros da ação do novo grupo de trabalho, defina o nome do grupo (p. ex., você pode adicionar o nome do negócio ao nome do grupo de trabalho - use o ícone "..." para fazê-lo), escolha o proprietário do grupo (por exemplo, gerente responsável) e membros:

9. Vamos supor que o chefe de sua equipe de vendas ou qualquer outro usuário gostaria de receber notificações sobre todos os negócios fechados. Você também pode adicionar essa ação, arraste e solte a ação "notificação do usuário" (veja a imagem de modelo completa acima):

Closed won deals BP 10.png

Abra os parвmetros da ação de notificação do usuário para definir os usuários que irão receber essas notificações, o remetente (você pode definir determinado funcionário ou o usuário responsável pelo negócio), o texto e o tipo de notificação. A janela de texto de notificação permite adicionar detalhes do negócio а mensagem que será enviada por meio de notificação, tais como nome do negócio, oportunidade, moeda, etc.:

10. Quando acabarmos com os negócios ganhos, podemos voltar aos negócios perdidos (condição superior). Vamos adicionar a ação que irá enviar um email para usuários específicos. Este e-mail irá notificar que o negócio foi fechado e conter os detalhes e o link direto para o negócio. Para fazer isso, arraste e solte a ação "mensagem de email" abaixo da ramificação "perda fechada" da condição:

Abra os parвmetros da ação "mensagem de email" e defina o título do email, remetente (determinado funcionário ou usuário responsável pelo negócio), destinatário, assunto do email (por exemplo, você pode adicionar o nome do negócio ou outros detalhes ao assunto), nome, oportunidade, moeda, etc.) e salve as configurações:


11. Se você quiser adicionar um link direto para o negócio ao texto da mensagem de e-mail, você pode fazer isso da seguinte maneira:

Primeiro, crie uma nova variável - abra os parвmetros do modelo de processo de negócio:


Na página de variáveis, clique em Adicionar uma nova variável e defina o nome dela (por exemplo, URL do negócio), escolha o tipo igual a string e adicione um link ao valor padrão - o link deve ser colocado no seguinte formato: https://NOMEDOSEUDOMINIO.bitrix24.com/crm/deal/show/


Salve a variável e abra os parвmetros da ação da mensagem de e-mail novamente. No texto da mensagem, clique em "..." e adicione sua variável "URL". Junto a ela adicione o código do negócio e "/" no final. 

Isso ajudou Obrigado :) Isso não ajudou Desculpa :(
Você poderia nos dizer por que:
Não é o que estou procurando
É muito complicado

Não encontrou resposta a sua pergunta?

Envie sua pergunta para a equipe Bitrix24Care
Para ter o acesso ao suporte técnico de especialistas é preciso possuir a assinatura de um plano comercial, o serviço não é acessível para os usuários de contas gratuitas. As contas gratuitas são limitadas em recursos de auto-suporte, tais como manuais, artigos do helpdesk, vídeo titulares e webinares gratuitos. A assistência técnica, treinamentos, configurações,customatizações e outros serviços adicionais podem ser comprados diretamente de parceiros locais do Bitrix24