Neste exemplo de processo de negócio, vamos considerar ações automatizadas diferentes que serão lançadas baseando-se na alteração da fase do negócio. Como um exemplo, vamos tomar o seguinte cenário: se o negócio for ganho, será automaticamente criado um novo grupo de trabalho (com certas limitações, no nosso exemplo = valor do campo personalizado do negócio); se o negócio for perdido, usuários selecionados (por exemplo, Chefe de Vendas) serão notificados por e-mail.
Note que processos de negócio apenas estão disponíveis só em alguns planos de assinatura.
O exemplo do processo de negócio ficará assim:
Aqui está um guia passo a passo sobre como construir esse processo de negócio:
1. Vá para CRM > Configurações > Automação > Processos de negócios > Negócio > Adicionar modelo. Na janela de parâmetros do modelo, defina o nome do modelo, a descrição e a opção de autoexecução - por exemplo, nós definimos "quando adicionado" e "quando mudou".
2. Agora precisamos adicionar uma condição para negócios. Ela irá dividir todos os negócios em dois grupos - ganho fechado ou perda fechada. Para criá-la, arraste e solte a construção de condição na seta verde que segue o bloco inicial:
3. Use a engrenagem de configurações para alterar o nome da condição e definir parâmetros da ramificação da condição complexa: a condição deve filtrar todos os negócios para os ganhos - escolha a fase com valor da condição = igual ganho fechado:
4. Para os parâmetros da segunda ramificação da condição complexa defina parâmetros como negócio perda fechada:
5. Agora vamos dividir os negócios ganhos em dois grupos a fim de construir diferentes tipos de ações para eles: para fazer isso, fizemos um campo personalizado especial em CRM > Configurações > Campos personalizados > Negócios. O campo chama-se "o que nós vendemos"(serviços, produtos ou outros valores). Primeiro, arraste e solte a construção da condição sob negócios "ganhos fechados". Renomeamos as ramificações desta condição complexa para "para serviços" e "não para serviços".
6. Abra os parâmetros da ramificação da condição "para serviços": no campo do documento, escolha o nome do seu campo personalizado ("o que vendemos" no nosso exemplo) e defina o valor igual a serviços:
7. Abra os parâmetros da ramificação da condição "não para serviços": no campo do documento, escolha o nome do seu campo personalizado ("o que vendemos" no nosso exemplo) e defina o valor não igual a serviços:
8. Quando a ordenação dos nossos negócios ganhos por tipo estiver configurada, podemos adicionar ações para esses negócios. Vamos fazer com que o processo crie automaticamente um novo grupo de trabalho para os negócios ganhos de tipo "serviço". Para fazer isso arraste e solte a ação "criar novo grupo de trabalho" abaixo do bloco de negócios ganhos de tipo "para serviços":
Nos parâmetros da ação do novo grupo de trabalho, defina o nome do grupo (p. ex., você pode adicionar o nome do negócio ao nome do grupo de trabalho - use o ícone "..." para fazê-lo), escolha o proprietário do grupo (por exemplo, gerente responsável) e membros:
9. Vamos supor que o chefe de sua equipe de vendas ou qualquer outro usuário gostaria de receber notificações sobre todos os negócios fechados. Você também pode adicionar essa ação, arraste e solte a ação "notificação do usuário" (veja a imagem de modelo completa acima):
Abra os parâmetros da ação de notificação do usuário para definir os usuários que irão receber essas notificações, o remetente (você pode definir determinado funcionário ou o usuário responsável pelo negócio), o texto e o tipo de notificação. A janela de texto de notificação permite adicionar detalhes do negócio а mensagem que será enviada por meio de notificação, tais como nome do negócio, oportunidade, moeda, etc.:
10. Quando acabarmos com os negócios ganhos, podemos voltar aos negócios perdidos (condição superior). Vamos adicionar a ação que irá enviar um e-mail para usuários específicos. Este e-mail irá notificar que o negócio foi fechado e conter os detalhes e o link direto para o negócio. Para fazer isso, arraste e solte a ação "mensagem de e-mail" abaixo da ramificação "perda fechada" da condição:
Abra os parâmetros da ação "mensagem de e-mail" e defina o título do e-mail, remetente (determinado funcionário ou usuário responsável pelo negócio), destinatário, assunto do e-mail (por exemplo, você pode adicionar o nome do negócio ou outros detalhes ao assunto, nome, oportunidade, moeda, etc.) e salve as configurações:
11. Se você quiser adicionar um link direto para o negócio ao texto da mensagem de e-mail, você pode fazer isso da seguinte maneira:
Primeiro, crie uma nova variável - abra os parâmetros do modelo de processo de negócio:
Na página de variáveis, clique em Adicionar uma nova variável e defina o nome dela (por exemplo, URL do negócio), escolha o tipo igual à string e adicione um link ao valor padrão - o link deve ser colocado no seguinte formato:
Salve a variável e abra os parâmetros da ação da mensagem de e-mail novamente. No texto da mensagem, clique em "..." e adicione sua variável "URL". Junto a ela adicione o código do negócio e "/" no final.