Leia as perguntas frequentes
Novo
Suporte do Bitrix24
Inscrição e autorização
Como Começar?
Feed
Bate-papos e chamadas
Calendário
Bitrix24 Drive
E-mail
Grupos de trabalho
Tarefas e Projetos
CRM
CoPilot - IA no Bitrix24
Contact Center
Telefonia
CRM + Loja On-line
Sales Center (beta)
Análise CRM (beta)
Sales Intelligence (beta)
Criador de BI
Automação
Marketing
Bitrix24.Sites
Loja On-line (beta)
Gerenciamento do inventário
Empresa
Base de conhecimento
Videoconferências em HD
Processos de negócio
Robotic Process Automation (beta)
Market (Aplicativos)
Assinatura
Enterprise
Configurações
Meu perfil
Aplicativo desktop
Aplicativo móvel
Bitrix24 On-premise
Questões Gerais
Novidades do Helpdesk (arquivo)

Suporte Bitrix24

Processo de negócio para negócio ganho

Neste exemplo de processo de negócio, vamos considerar ações automatizadas diferentes que serão lançadas baseando-se na alteração da fase do negócio. Como um exemplo, vamos tomar o seguinte cenário: se o negócio for ganho, será automaticamente criado um novo grupo de trabalho (com certas limitações, no nosso exemplo = valor do campo personalizado do negócio); se o negócio for perdido, usuários selecionados (por exemplo, Chefe de Vendas) serão notificados por e-mail.

Note que processos de negócio apenas estão disponíveis só em alguns planos de assinatura.

O exemplo do processo de negócio ficará assim:

Aqui está um guia passo a passo sobre como construir esse processo de negócio:

1. Vá para CRM > Configurações > Automação > Processos de negócios > Negócio > Adicionar modelo. Na janela de parâmetros do modelo, defina o nome do modelo, a descrição e a opção de autoexecução - por exemplo, nós definimos "quando adicionado" e "quando mudou".

2. Agora precisamos adicionar uma condição para negócios. Ela irá dividir todos os negócios em dois grupos - ganho fechado ou perda fechada. Para criá-la, arraste e solte a construção de condição na seta verde que segue o bloco inicial:

3. Use a engrenagem de configurações para alterar o nome da condição e definir parâmetros da ramificação da condição complexa: a condição deve filtrar todos os negócios para os ganhos - escolha a fase com valor da condição = igual ganho fechado:

4. Para os parâmetros da segunda ramificação da condição complexa defina parâmetros como negócio perda fechada:

5. Agora vamos dividir os negócios ganhos em dois grupos a fim de construir diferentes tipos de ações para eles: para fazer isso, fizemos um campo personalizado especial em CRM > Configurações > Campos personalizados > Negócios. O campo chama-se "o que nós vendemos"(serviços, produtos ou outros valores). Primeiro, arraste e solte a construção da condição sob negócios "ganhos fechados". Renomeamos as ramificações desta condição complexa para "para serviços" e "não para serviços".

6. Abra os parâmetros da ramificação da condição "para serviços": no campo do documento, escolha o nome do seu campo personalizado ("o que vendemos" no nosso exemplo) e defina o valor igual a serviços:

7. Abra os parâmetros da ramificação da condição "não para serviços": no campo do documento, escolha o nome do seu campo personalizado ("o que vendemos" no nosso exemplo) e defina o valor não igual a serviços:

8. Quando a ordenação dos nossos negócios ganhos por tipo estiver configurada, podemos adicionar ações para esses negócios. Vamos fazer com que o processo crie automaticamente um novo grupo de trabalho para os negócios ganhos de tipo "serviço". Para fazer isso arraste e solte a ação "criar novo grupo de trabalho" abaixo do bloco de negócios ganhos de tipo "para serviços":

Nos parâmetros da ação do novo grupo de trabalho, defina o nome do grupo (p. ex., você pode adicionar o nome do negócio ao nome do grupo de trabalho - use o ícone "..." para fazê-lo), escolha o proprietário do grupo (por exemplo, gerente responsável) e membros:

9. Vamos supor que o chefe de sua equipe de vendas ou qualquer outro usuário gostaria de receber notificações sobre todos os negócios fechados. Você também pode adicionar essa ação, arraste e solte a ação "notificação do usuário" (veja a imagem de modelo completa acima):

Closed won deals BP 10.png

Abra os parâmetros da ação de notificação do usuário para definir os usuários que irão receber essas notificações, o remetente (você pode definir determinado funcionário ou o usuário responsável pelo negócio), o texto e o tipo de notificação. A janela de texto de notificação permite adicionar detalhes do negócio а mensagem que será enviada por meio de notificação, tais como nome do negócio, oportunidade, moeda, etc.:

10. Quando acabarmos com os negócios ganhos, podemos voltar aos negócios perdidos (condição superior). Vamos adicionar a ação que irá enviar um e-mail para usuários específicos. Este e-mail irá notificar que o negócio foi fechado e conter os detalhes e o link direto para o negócio. Para fazer isso, arraste e solte a ação "mensagem de e-mail" abaixo da ramificação "perda fechada" da condição:

Abra os parâmetros da ação "mensagem de e-mail" e defina o título do e-mail, remetente (determinado funcionário ou usuário responsável pelo negócio), destinatário, assunto do e-mail (por exemplo, você pode adicionar o nome do negócio ou outros detalhes ao assunto, nome, oportunidade, moeda, etc.) e salve as configurações:


11. Se você quiser adicionar um link direto para o negócio ao texto da mensagem de e-mail, você pode fazer isso da seguinte maneira:

Primeiro, crie uma nova variável - abra os parâmetros do modelo de processo de negócio:


Na página de variáveis, clique em Adicionar uma nova variável e defina o nome dela (por exemplo, URL do negócio), escolha o tipo igual à string e adicione um link ao valor padrão - o link deve ser colocado no seguinte formato: https://NOMEDOSEUDOMINIO.bitrix24.com/crm/deal/show/


Salve a variável e abra os parâmetros da ação da mensagem de e-mail novamente. No texto da mensagem, clique em "..." e adicione sua variável "URL". Junto a ela adicione o código do negócio e "/" no final. 

Essa informação foi útil?
Assistência de Especialistas em Integração
Não é o que estou procurando
Texto complexo e incompreensível
Informações estão desatualizadas
Explicação muito breve, preciso de mais informações
Não gosto de como esta ferramenta funciona
Ir ao Bitrix24
Não tem uma conta? Crie grátis