Leia as perguntas frequentes
Novo
Suporte do Bitrix24
Inscrição e autorização
Como Começar?
Feed
Bate-papos e chamadas
Calendário
Bitrix24 Drive
E-mail
Grupos de trabalho
Tarefas e Projetos
CRM
CoPilot - IA no Bitrix24
Contact Center
Telefonia
CRM + Loja On-line
Sales Center (beta)
Análise CRM (beta)
Sales Intelligence (beta)
Criador de BI
Automação
Marketing
Bitrix24.Sites
Loja On-line (beta)
Gerenciamento do inventário
Empresa
Base de conhecimento
Videoconferências em HD
Processos de negócio
Robotic Process Automation (beta)
Market (Aplicativos)
Assinatura
Enterprise
Configurações
Meu perfil
Aplicativo desktop
Aplicativo móvel
Bitrix24 On-premise
Questões Gerais
Novidades do Helpdesk (arquivo)

Suporte Bitrix24

Caso: Calcular lucro no CRM

Regras de automação e processos de negócio podem fazer cálculos para os elementos de CRM.

Vamos calcular lucro no Bitrix24. Para fazer isso, adicionaremos os campos personalizados Despesas e Lucro. Usando as regras de automação, vamos subtrair as despesas do valor total do negócio. Finalmente, vamos construir um relatório de lucratividade.

Passo 1 - Criar campos personalizados

Crie um novo negócio. Na seção Sobre a venda adicione um campo de tipo Número chamado Lucro.

Em seguida, crie outro campo de tipo Número chamado Despesas e faça-o obrigatório começando com a segunda fase do funil.

Você pode deixar o campo Despesas como opcional ou definir 0 como valor padrão. Se o campo não estiver preenchido quando o negócio passar para a segunda fase do funil, o lucro não será calculado.
Descubra mais sobre como configurar os campos no artigo Campos personalizados.

Passo 2 - Configurar uma regra de automação

Na aba Automação desse negócio, clique em Configurar regras de automação.

Na segunda fase do funil, adicione uma regra Editar elemento.

Exclua o campo Nome e selecione Lucro.

Digite =, selecione o campo Montante (em moeda contábil) da lista, digite - e selecione o campo Despesas. Salve as alterações.

A expressão deve ficar assim: ={{Montante (em moeda contábil)}} - {{Despesas}}.

Descubra mais no artigo Regras de automação de CRM.

Passo 3 - Testar o cenário

Crie um negócio e escolha os Produtos que pediu seu cliente.

Mova o negócio para a segunda fase do funil e digite as Despesas.

A regra acionou e preencheu o campo Lucro automaticamente.

Depois de fazer o cálculo, a regra se tornará amarela.

Passo 4 - Construir um relatório de lucratividade

Vá em CRM - Relatórios e clique em Adicionar relatório.

Adicione o campo Lucro e faça os cálculos desejados.

Por exemplo, calcule a porcentagem do lucro no valor total de negócios.

O relatório ficará assim:

Leia mais no artigo Assistente de relatórios.
Essa informação foi útil?
Assistência de Especialistas em Integração
Não é o que estou procurando
Texto complexo e incompreensível
Informações estão desatualizadas
Explicação muito breve, preciso de mais informações
Não gosto de como esta ferramenta funciona
Ir ao Bitrix24
Não tem uma conta? Crie grátis