Regras de automação e processos de negócio podem fazer cálculos para os elementos de CRM.
Vamos calcular lucro no Bitrix24. Para fazer isso, adicionaremos os campos personalizados Despesas e Lucro. Usando as regras de automação, vamos subtrair as despesas do valor total do negócio. Finalmente, vamos construir um relatório de lucratividade.
Passo 1 - Criar campos personalizados
Crie um novo negócio. Na seção Sobre a venda adicione um campo de tipo Número chamado Lucro.
Em seguida, crie outro campo de tipo Número chamado Despesas e faça-o obrigatório começando com a segunda fase do funil.
Passo 2 - Configurar uma regra de automação
Na aba Automação desse negócio, clique em Configurar regras de automação.
Na segunda fase do funil, adicione uma regra Editar elemento.
Exclua o campo Nome e selecione Lucro.
Digite =, selecione o campo Montante (em moeda contábil) da lista, digite - e selecione o campo Despesas. Salve as alterações.
A expressão deve ficar assim: ={{Montante (em moeda contábil)}} - {{Despesas}}.
Passo 3 - Testar o cenário
Crie um negócio e escolha os Produtos que pediu seu cliente.
Mova o negócio para a segunda fase do funil e digite as Despesas.
A regra acionou e preencheu o campo Lucro automaticamente.
Depois de fazer o cálculo, a regra se tornará amarela.
Passo 4 - Construir um relatório de lucratividade
Vá em CRM - Relatórios e clique em Adicionar relatório.
Adicione o campo Lucro e faça os cálculos desejados.
Por exemplo, calcule a porcentagem do lucro no valor total de negócios.
O relatório ficará assim: