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Suporte Bitrix24

Calcular lucro no CRM

Classificação:

Regras de automação e processos de negócio podem fazer cálculos para os elementos de CRM.

Vamos calcular lucro no Bitrix24. Para fazer isso, adicionaremos os campos personalziados Despesas e Lucro. Usando as regras de automação, vamos subtrair as despesas do valor total do negócio. Finalmente, vamos construir um relatório de lucratividade.

Passo 1 - Criar campos personalizados

Crie um novo negócio. Na seção Sobre a venda adicione um campo de tipo Número chamado Lucro.

Em seguida, crie outro campo de tipo Número chamado Despesas e faça-o obrigatório começando com a segunda fase do funil.

Você pode deixar o campo Despesas como opcional ou definir 0 como valor padrão. Se o campo não estiver preenchido quando o negócio passar para a segunda fase do funil, o lucro não será calculado.
Descubra mais sobre como configurar os campos no artigo Campos personalizados.

Passo 2 - Configurar uma regra de automação

Na aba Automação desse negócio, clique em Configurar regras de automação.

Na segunda fase do funil, adicione uma regra Editar elemento.

Exclua o campo Nome e selecione Lucro.

Digite =, selecione o campo Montante (em moeda contábil) da lista, digite - e selecione o campo Despesas. Salve as alterações.

A expressão deve ficar assim: ={{Montante (em moeda contábil)}} - {{Despesas}}.

Descubra mais no artigo Regras de automação de CRM.

Passo 3 - Testar o cenário

Crie um negócio e escolha os Produtos que pediu seu cliente.

Mova o negócio para a segunda fase do funil e digite as Despesas.

A regra acionou e preencheu o campo Lucro automaticamente.

Depois de fazer o cálculo, a regra se tornará amarela.

Passo 4 - Construir um relatório de lucratividade

Vá em CRM - Relatórios e clique em Adicionar relatório.

Adicione o campo Lucro e faça os cálculos desejados.

Por exemplo, calcule a porcentagem do lucro no valor total de negócios.

O relatório ficará assim:

Leia mais no artigo Assistente de relatórios.
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