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Criar um formulário de CRM

O formulário de CRM é uma ferramenta para receber informações dos clientes. Geralmente é um questionário, no qual um cliente potencial pode inserir informações de contato, solicitar um produto ou se inscrever em um serviço. O formulário pode ser colocado em uma landing page ou em uma loja online.


Como criar um formulário de CRM?

Vá para a seção CRM > Complementos > Formulários de CRM e clique em Adicionar.

Escolha um caso de uso para trabalhar com o formulário. O caso de uso é um conjunto de configurações que o ajudará a criar rapidamente um formulário de CRM para o seu objetivo.

Exemplo: se você deseja coletar feedback do cliente, o caso de uso Feedback é o que você precisa.

Consideraremos o caso de Preferências personalizadas, porque todas as configurações possíveis de formulário estão disponíveis lá.

Para obter mais informações sobre o que são casos de uso, como eles diferem e qual caso escolher, leia o artigo Casos de uso em formulários de CRM.

Após selecionar um caso, será aberta uma página com configurações, à direita da qual é exibido um formulário.

Você pode visualizar o formulário de CRM em diferentes dispositivos.

Vamos dar uma olhada nas configurações:

Campos

Neste bloco, você seleciona os campos que serão exibidos no formulário.

Você pode adicionar campos ao formulário clicando no botão Adicionar campo. Depois disso, digite o nome do campo na barra de pesquisa ou encontre-o manualmente no elemento desejado.

Para editar um campo, clique no lápis. Nas configurações de campo você pode:

  • Alterar o nome do campo no formulário.
  • Tornar o campo obrigatório.
  • Especificar o valor padrão do campo. Ele será exibido no campo até que o cliente insira seu próprio valor.
  • Ativar ou desativar o preenchimento automático.
    Para ler mais detalhadamente, consulte o artigo Preenchimento automático dos campos em formulários de CRM.
  • Ativar dica em foco, ela é exibido sob o campo. O cliente a verá apenas quando clicar no campo com o mouse.

Se você deseja remover um campo do formulário, clique na X.

Acordos

A maioria dos países tem requisitos para a coleta e processamento de dados pessoais. Por exemplo, pode ser proibido coletar e armazenar informações de contato se o cliente não tiver dado permissão.

Nesta seção, você pode criar seu próprio contrato ou usar um contrato pré-instalado para consentir com o processamento de dados pessoais.

Para ler mais detalhadamente, consulte o artigo Adicionar um consentimento de GDPR.

Nas configurações do contrato, você pode alterar o texto, selecionar o comportamento do contrato ou um modelo de contrato adequado na lista.

Entidades de CRM

Escolha quais elementos serão criadas no CRM quando os clientes preencherem o formulário.

No modo Expert, você pode definir as regras para lidar com duplicados e, se os negócios ou processos inteligentes forem criados, o pipeline.

Para um processo inteligente, um novo elemento será criado cada vez que o formulário for preenchido.

Cabeçalho e botão

Nesta aba, você pode adicionar Título e uma Legenda ao formulário, bem como alterar o texto do botão Enviar.

Você pode usar tags de personalização no título e na legenda, como Nome, Sobrenome, etc. Leia mais no artigo Tags de personalização nos formulários de CRM.

Proteção contra spam

Nesta guia, você pode configurar o uso do módulo reCAPTCHA v2. Nas configurações, você pode especificar suas chaves.

Regras de exibição de campo

Com a ajuda das regras de exibição de campo, você pode personalizar a ordem de preenchimento dos campos no formulário, ocultar ou exibir campos, dependendo das respostas do cliente.

Para ler mais detalhadamente, consulte o artigo Regras de exibição de campo em formulários de CRM.

Ação de pós-envio

Você pode configurar qual ação acontecerá depois que o cliente preencher o formulário.

Três ações estão disponíveis:

  • Mensagem

Esse script é bom quando você quer agradecer a um cliente por preencher um formulário.

Você pode ver a aparência da mensagem e editar o texto. Para fazer isso, clique nos botões correspondentes.

  • Redirecionar

Essa opção é adequada se você deseja redirecionar o cliente para outra página, como um grupo em uma rede social ou uma página com informações de entrega. Especifique os links para acessar e o tempo de pausa antes de redirecionamento.

  • Enviar novamente

Após cada preenchimento, o formulário será aberto novamente. Essa opção é adequada se os clientes se registrarem para um evento offline no balcão de registro.

Nesse cenário, não se esqueça de desabilitar a opção de preenchimento automático. Leia mais no artigo Preenchimento automático dos campos em formulários de CRM.

Valores padrão

Você pode adicionar campos ocultos ao formulário de CRM que serão preenchidos automaticamente ao enviar o formulário.

Exemplo: você pode salvar as informações sobre a página ou endereço do site em que seu cliente preenche o formulário.

Para ler mais detalhadamente, consulte o artigo Valores padrão de campos em formulários de CRM.

Análises

Nesta guia, você pode conectar o Google.Analytics.

Para ler mais detalhadamente, consulte o artigo Conectar o Google Analytics ao site do Bitrix24.

Facebook Lead Ads

Nesta guia, pode conectar sua conta de Facebook. Quando um cliente preencher um formulário no Facebook, os dados serão salvos no CRM automaticamente.

Para ler mais detalhadamente, consulte o artigo Integração com Facebook Lead Ads.

Retorno de chamada

O cliente especifica o número de telefone no formulário. A chamada é recebida pelo funcionário responsável. Em seguida, um robô fala o texto que você especificou e a conexão com o cliente começa.

Para que esta opção funcione, é necessário conectar a telefonia ao Bitrix24.

Configurações

Nesta aba, você pode alterar o nome do formulário, funcionários responsáveis, idioma do formulário e personalizar a exibição do banner do Bitrix24.

Se houver vários responsáveis no formulário, os elementos que são criados no CRM após o preenchimento do formulário são distribuídos em sequência.

Se a opção Não torne o usuário uma pessoa responsável se não tiver marcação de entrada ou estiver em pausa programada estiver habilitada, e um dos funcionários não iniciou o dia de trabalho, então o seguinte funcionário na fila será responsável pelo elemento. Caso nenhum dos funcionários da fila tenham iniciado o dia de trabalho, os itens ainda serão distribuídos na ordem.


Design

A partir desta guia, você pode ir para as configurações de design do formulário. Defina o tema e o estilo dos campos, configure as fontes e a cor de fundo.

Para ler mais detalhadamente, consulte o artigo Design do formulário de CRM.
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