Leia as perguntas frequentes
Novo
Suporte do Bitrix24
Inscrição e autorização
Como Começar?
Feed
Messenger
Página inicial: Vibe
Calendário
Bitrix24 Drive
E-mail
Grupos de trabalho
Tarefas e Projetos
CRM
CoPilot - IA no Bitrix24
Contact Center
Telefonia
CRM + Loja On-line
Sales Center
Análise CRM
Sales Intelligence
Criador de BI
Automação
Marketing
Bitrix24.Sites
Loja On-line (beta)
Gerenciamento do inventário
Empresa
Assinatura eletrônica para RH
Assinatura eletrônica
Base de conhecimento
Videoconferências em HD
Processos de negócio
Market (Aplicativos)
Assinatura
Enterprise
Configurações
Meu perfil
Aplicativo desktop
Bitrix24 On-premise
Questões Gerais
Novidades do Helpdesk (arquivo)
Login
Seu Bitrix24
Autorizar o acesso
à sua conta Bitrix24
Entrar

Suporte Bitrix24

Como funciona o cálculo do custo de acordo com a ordem de chegada do produto ao depósito (FIFO)

Ao escolher o método de cálculo do custo de acordo com a ordem de chegada do produto ao depósito FIFOFIFO (do inglês: first in, first out) é um método de cálculo de custo de produto em que o primeiro produto a chegar ao depósito será o primeiro a ser vendido, os produtos são baixados na ordem em que foram recebidos no depósito. O custo dos produtos vendidos é calculado pelo preço das sobras das primeiras entregas.
Quando um lote termina, as próximas baixas são baseadas no preço dos produtos da próxima entrega, depois da próxima e assim por diante.
O método FIFO reflete com precisão os custos de compra dos produtos, especialmente se o preço deles aumentar com o tempo.

Neste artigo, vamos considerar um exemplo de cálculo do custo e como decidir sobre um desconto com base no custo.


Exemplo de cálculo do custo com base no método FIFO

Uma loja on-line vende camisetas. Os três primeiros lotes de camisetas foram adquiridos com preços de compra diferentes. Os recibos de estoque foram adicionados ao gerenciamento do inventário. Em total, temos 20 camisetas em estoque.

Documento Número de camisetas Preço de compra Custo
Recibo de estoque nº21 10 R$ 100 R$ 1.000
Recibo de estoque nº22 5 R$ 60 R$ 300
Recibo de estoque nº23 5 R$ 70 R$ 350
Total: 20 Total:= R$ 1.650

A loja vendeu 15 camisetas no valor de R$ 2.250. De acordo com método FIFO, o gerenciamento de inventário primeiro amortizará 10 peças do primeiro lote por R$ 100 cada, em seguida, do segundo lote, 5 peças por R$ 60 cada. O custo total das camisetas vendidas é de R$ 1.300.

A loja vai continuar recebendo novos lotes de camisetas. De acordo com o método FIFO, aquelas que chegaram primeiro sempre serão debitadas primeiro do depósito. Para este método, apenas a data de recebimento de produto é importante. Ele evitará a situação em que os produtos permaneçam muito tempo no depósito e percam a sua relevância.


Como visualizar os resultados no relatório do lucro bruto

Os resultados das vendas, lucro bruto e margem bruta podem ser visualizados no relatório. Para fazer isso, vá para Gerenciamento do inventário > Análises > Lucro bruto. O relatório coletará informações sobre as vendas e calculará os indicadores de acordo com o método FIFO. No relatório, você verá:

  • Receita. No total, no depósito foram recebidas 20 camisetas, a loja vendeu 15 camisetas no valor de R$ 2.250.
  • Custo total dos produtos vendidos. No nosso exemplo, o custo total é de R$ 1.300. Inclui produtos do primeiro e segundo lote.
  • Lucro bruto. É de R$ 950. É calculado como a receita total menos o custo total dos produtos vendidos.
  • Margem bruta. O indicador da margem bruta total é de 73,08%. Mostra qual porcentagem da receita total é lucro.

Como visualizar o custo do produto no pedido de venda

Crie um pedido de venda no negócio. Abra o negócio, clique em Adicionar > Pedido de venda.

Conhecendo o custo do produto, o funcionário pode decidir sobre um desconto. No exemplo com a camiseta, mesmo que o gerente ofereça ao cliente um desconto de R$ 60, o preço ainda será 50% superior ao custo.

Destaques

  • Ao escolher o método de cálculo do custo de acordo com a ordem de chegada do produto ao depósito (FIFO), os produtos são baixados na ordem em que foram recebidos no depósito. O custo dos produtos vendidos é calculado pelo preço das sobras das primeiras entregas. Quando um lote termina, as próximas baixas são baseadas no preço dos produtos da próxima entrega, depois da próxima e assim por diante.
  • Os resultados de vendas, lucro bruto e margem bruta podem ser rastreados no relatório de lucro bruto
  • O custo ajudará a determinar o valor do desconto no produto.

Artigos recomendados:

Essa informação foi útil?
Assistência de Especialistas em Integração
Não é o que estou procurando
Texto complexo e incompreensível
Informações estão desatualizadas
Explicação muito breve, preciso de mais informações
Não gosto de como esta ferramenta funciona
Ir ao Bitrix24
Não tem uma conta? Crie grátis
Artigos relacionados
Habilitar o gerenciamento do inventário: caracteristicas importantes Métodos de cálculo do custo e relatório de lucro bruto Como funciona o cálculo do custo com base no custo médio do produto Gerenciamento do inventário: aplicativos para migração Campos personalizados em depósitos Como adicionar campos personalizados aos documentos do inventário Fornecedores no Gerenciamento do inventário Gerenciamento do inventário: redefinir estoque Migrar dados de outros sistemas para o Gerenciamento do inventário Bitrix24 Como trabalhar com o relatório de lucro bruto