Leia as perguntas frequentes
Novo
Suporte do Bitrix24
Inscrição e autorização
Como Começar?
Feed
Messenger
Calendário
Bitrix24 Drive
E-mail
Grupos de trabalho
Tarefas e Projetos
CRM
CoPilot - IA no Bitrix24
Contact Center
Telefonia
CRM + Loja On-line
Sales Center (beta)
Análise CRM (beta)
Sales Intelligence (beta)
Criador de BI
Automação
Marketing
Bitrix24.Sites
Loja On-line (beta)
Gerenciamento do inventário
Empresa
Base de conhecimento
Videoconferências em HD
Processos de negócio
Robotic Process Automation (beta)
Market (Aplicativos)
Assinatura
Enterprise
Configurações
Meu perfil
Aplicativo desktop
Bitrix24 On-premise
Questões Gerais
Novidades do Helpdesk (arquivo)

Suporte Bitrix24

Como trabalhar com o relatório de lucro bruto

O relatório do lucro bruto mostra a diferença entre receita de vendas e custos de compra dos produtos vendidos. Esta diferença é chamada de lucro bruto e reflete a receita da empresa com a venda de produtos. Outro indicador importante do relatório é a margem bruta. Ela mostra a porcentagem do lucro das vendas totais.

Os gráficos do relatório mostram por data a quantidade de produtos vendidos, bem como o lucro bruto e a margem bruta. Você poderá avaliar quanto lucro trazem os produtos em um determinado depósito e cada produto separadamente.


Como funciona o relatório e quais indicadores ele possui?

Para ver o relatório, acesse a seção Gerenciamento do inventário > Análises > Lucro bruto.

Na parte superior do relatório, o gráfico mostra o total de vendas, o lucro bruto e a margem bruta por data.

Na parte inferior do gráfico, fica uma tabela com indicadores de cada depósito. Isso o ajudará a avaliar quais depósitos vendem melhor os produtos.

  • Saldo inicial do estoque - saldo dos produtos no início do período selecionado.
  • Quantidade recebida - quantos produtos no total chegaram ao depósito durante o período através do recebimento, ajuste e transferências.
  • Receita de vendas - número total de vendas por período de acordo com os pedidos de venda processados. Se o indicador aumentar, a demanda por produtos aumenta. Uma taxa baixa pode indicar problemas nas vendas.
  • Custo (total) - o custo total dos produtos vendidos por período de acordo com os pedidos de venda processados. Mostrará quanto dinheiro foi gasto na compra dos produtos que foram vendidos.
  • Lucro bruto - a diferença entre o valor das vendas e o valor do custo. Ele mostra quanto dinheiro ganhou o negócio menos o custo de compra de produtos. Se o lucro for alto, então os produtos estão em demanda e o preço de venda está formado corretamente.
  • Margem bruta - o lucro bruto calculado, dividido pelo custo total e multiplicado por 100. Uma margem bruta alta significa que o custo dos produtos de estoque era baixo em relação ao valor pelo qual foram vendidos.

O cálculo do lucro bruto pode ser visto para cada produto em um depósito específico ou para todos os produtos em um período selecionado. Clique no nome do depósito ou em Ver todos os produtos.

Na tabela, você verá o cálculo dos indicadores de cada produto. No relatório, você pode ver o custo médio de um produto para um determinado período. É calculado com base nos pedidos de venda preenchidos.


Que conclusões podem ser tiradas do relatório

Com base no relatório, você pode tirar conclusões sobre a dinâmica de vendas por datas e avaliar quanto lucro trazem os produtos.

Os indicadores do lucro bruto e margem bruta podem ficar negativos se o custo do produto exceder seu preço de venda. Isso acontece quando a empresa vende produtos com descontos ou os preços de compra aumentaram acentuadamente, mas o preço de venda do produto não foi alterado.

Destaques

  • O relatório do lucro bruto mostra a diferença entre receita de vendas e custos de compra dos produtos vendidos. Esta diferença é chamada de lucro bruto e reflete a receita da empresa com a venda de produtos. Outro indicador importante do relatório é a margem bruta. Ela mostra a porcentagem do lucro das vendas totais.
  • No relatório, o cálculo do lucro bruto pode ser visualizado para cada produto em um depósito específico ou para todos os produtos em um período selecionado.
  • Os indicadores do lucro bruto e margem bruta podem ficar negativos se o custo do produto exceder seu preço de venda.

Artigos recomendados:

Essa informação foi útil?
Assistência de Especialistas em Integração
Não é o que estou procurando
Texto complexo e incompreensível
Informações estão desatualizadas
Explicação muito breve, preciso de mais informações
Não gosto de como esta ferramenta funciona
Ir ao Bitrix24
Não tem uma conta? Crie grátis