Leia as perguntas frequentes
Novo
Suporte do Bitrix24
Inscrição e autorização
Como Começar?
Feed
Bate-papos e chamadas
Calendário
Bitrix24 Drive
E-mail
Grupos de trabalho
Tarefas e Projetos
CRM
CoPilot - IA no Bitrix24
Contact Center
Telefonia
CRM + Loja On-line
Sales Center (beta)
Análise CRM (beta)
Sales Intelligence (beta)
Criador de BI
Automação
Marketing
Bitrix24.Sites
Loja On-line (beta)
Gerenciamento do inventário
Empresa
Base de conhecimento
Videoconferências em HD
Processos de negócio
Robotic Process Automation (beta)
Market (Aplicativos)
Assinatura
Enterprise
Configurações
Meu perfil
Aplicativo desktop
Aplicativo móvel
Bitrix24 On-premise
Questões Gerais
Novidades do Helpdesk (arquivo)

Suporte Bitrix24

Como funciona o cálculo do custo com base no custo médio do produto

O cálculo do custo com base no custo médio do produto é um método no qual o custo de todos os produtos idênticos nos depósitos é somado e dividido pela quantidade para obter o custo médio de um produto. O custo médio recebido é usado para calcular o custo dos produtos vendidos.
O método é adequado para produtos com preços estáveis ou com flutuações insignificantes.

Neste artigo, vamos considerar um exemplo de cálculo do custo do produto com base no custo médio.


Exemplo de cálculo do custo com base no custo médio do produto

Uma loja on-line vende material de escritório. Os três primeiros lotes de marcadores foram adquiridos com preços de compra diferentes. Os recibos de estoque foram adicionados ao gerenciamento do inventário. Para encontrar o custo médio de um kit de marcadores, o gerenciamento do inventário calcula os custos totais de cada lote e divide pelo número total de kits de marcadores.

Documento Número de kits
de marcadores
Preço de compra Custo
Recibo de estoque nº18 500 R$ 50 R$ 25.000
Recibo de estoque nº19 100 R$ 45 R$ 4.500
Recibo de estoque nº20 200 R$ 52 R$ 10.400
Total: 800 Total:= R$ 39.900

Então o custo médio é R$ 39.900 ÷ 800 = R$ 49,88

Vendemos 400 kits de marcadores a custo médio de um kit de R$ 49,88. Para calcular o custo total dos produtos vendidos, multiplicamos o número de unidades vendidas pelo seu preço médio. O custo é R$ 49,88*400=R$ 19.952.

A loja vai continuar recebendo novos lotes de marcadores. De acordo com o método do custo médio, quando novos lotes chegam a preços diferentes, o custo médio de todos os produtos no depósito muda. O gerenciamento do inventário recalculará o custo dos produtos vendidos para você saber exatamente quanto dinheiro foi gasto nas compras.


Como visualizar os resultados no relatório do lucro bruto

Os resultados das vendas, lucro bruto e margem bruta podem ser visualizados no relatório. Para fazer isso, vá para Gerenciamento do inventário > Análises > Lucro bruto. No relatório, você verá:

  • Receita. No total, no depósito foram recebidos 800 kits de marcadores, e R$ 40.000 em marcadores foram vendidos.
  • Custo total dos produtos vendidos. No nosso exemplo, o custo total é de R$ 19.952. Esse é o valor gasto na compra de todos os marcadores vendidos até o momento.
  • Lucro bruto. É de R$ 20.048. É calculado como a receita total menos o custo total dos produtos vendidos.
  • Margem bruta. O indicador da margem bruta total é de 100,48%. Mostra qual porcentagem da receita total é lucro.

Destaques

  • O cálculo do custo com base no custo médio do produto é um método no qual o custo de cada produto é determinado como o valor médio do custo de todos os produtos similares no depósito. O método é adequado para calcular o custo de bens homogêneos, por exemplo, materiais de construção ou material de escritório.
  • Os resultados de vendas, lucro bruto e margem bruta podem ser rastreados no relatório de lucro bruto.

Artigos recomendados:

Essa informação foi útil?
Assistência de Especialistas em Integração
Não é o que estou procurando
Texto complexo e incompreensível
Informações estão desatualizadas
Explicação muito breve, preciso de mais informações
Não gosto de como esta ferramenta funciona
Ir ao Bitrix24
Não tem uma conta? Crie grátis