Leia as perguntas frequentes
Novo
Suporte do Bitrix24
Inscrição e autorização
Como Começar?
Feed
Messenger
Calendário
Bitrix24 Drive
E-mail
Grupos de trabalho
Tarefas e Projetos
CRM
CoPilot - IA no Bitrix24
Contact Center
Telefonia
CRM + Loja On-line
Sales Center (beta)
Análise CRM (beta)
Sales Intelligence (beta)
Criador de BI
Automação
Marketing
Bitrix24.Sites
Loja On-line (beta)
Gerenciamento do inventário
Empresa
Base de conhecimento
Videoconferências em HD
Processos de negócio
Robotic Process Automation (beta)
Market (Aplicativos)
Assinatura
Enterprise
Configurações
Meu perfil
Aplicativo desktop
Bitrix24 On-premise
Questões Gerais
Novidades do Helpdesk (arquivo)

Suporte Bitrix24

Métodos de cálculo do custo e relatório de lucro bruto

O custo dos produtos é calculado para descobrir o lucro e a margem bruta do negócio. No Bitrix24, os dados sobre os custos entram imediatamente ao relatório de lucro bruto. Ele ajuda a entender quanto a empresa ganha e ajustar os preços.

Neste artigo, explicaremos quais métodos de cálculo de custo existem no Bitrix24 e como monitorar indicadores no relatório de lucro bruto.


Como escolher um método de cálculo de custo

O método de cálculo de custo também é chamado de método de baixa de mercadorias. A escolha do método depende das características do negócio, produtos, políticas fiscais e contábeis da empresa.

No Bitrix24, existem dois métodos de cálculo de custo: com base no custo médio e de acordo com a ordem de chegada do produto ao depósito (FIFOFIFO (do inglês: first in, first out) é um método de cálculo de custo de produto em que o primeiro produto a chegar será o primeiro a ser vendido). Escolha um método de cálculo na janela pop-up ou na seção de configurações do Gerenciamento do inventário. Para acessar as configurações, vá para Gerenciamento do inventário > Configurações > Parâmetros comuns.

De acordo com a ordem de chegada do produto ao depósito (FIFO). Este é um método de cálculo de custo no qual o primeiro produto a chegar precisa ser o primeiro a ser vendido. Imagine uma fila em uma loja, a primeira pessoa a chegar é a primeira a ser atendida. O mesmo acontece com os produtos: aqueles que você comprou antes, você vende mais cedo.

Este método reflete com precisão a movimentação dos produtos e reduz o impacto da inflação sobre o custo. É adequado para diferentes áreas de negócios, de venda de alimentos para produção de móveis.
Como funciona o cálculo do custo de acordo com a ordem de chegada do produto ao depósito (FIFO)

Com base no custo médio. Este é um método de cálculo em que o custo de todos os produtos no depósito é calculado em média. Não importa quando foi comprado ou a que preço, todos os produtos são considerados iguais.

Este método suaviza o impacto das flutuações de preços nos estoques e torna o custo dos produtos mais previsível. É adequado para produtos com preços estáveis, ou seja quando os preços mudam raramente e as flutuações são insignificantes. Por exemplo, matérias-primas para construção e produção com um longo prazo da validade.
Como funciona o cálculo do custo com base no custo médio do produto

Para alterar o método de cálculo de custo, desligue e ligue o Gerenciamento do inventário novamente.

Como monitorar indicadores de lucro no relatório

Ao escolher um método de cálculo de custo, você poderá monitorar indicadores de lucro bruto no relatório. Para ver o relatório, vá para Gerenciamento do inventário > Análises > Lucro bruto.

O relatório de lucro bruto reflete a diferença entre receita de vendas e custos de compra dos produtos vendidos. Olha para o lucro bruto: quanto maior for, melhor para os negócios.

A margem bruta é a participação do lucro bruto na receita total medido como uma porcentagem. Uma porcentagem elevada indica que a empresa gerencia custos de maneira eficaz e obtém um bom lucro. Analisando a margem bruta, você pode determinar se deve ajustar os preços ou escolher fornecedores diferentes.

Como trabalhar com o relatório de lucro bruto


Como o cancelamento do processamento dos documentos do inventário afetará os indicadores do relatório

Os funcionários mantêm registros de inventário e às vezes cometem erros, movendo produtos para outro depósito ou processando produtos excessivos. No Bitrix24, uma imprecisão corrigida não afetará os indicadores do relatório.

Imaginemos que um funcionário processou erroneamente 20 monitores extras. Assim, o saldo no depósito aumentou para 100 peças. Após cancelar o processamento do documento de recibo de estoque, o número de monitores em estoque é de 80 peças. Os documentos anteriores permanecem inalterados, apenas o saldo atual é ajustado.

Se você cancelar o processamento do documento após a chegada dos produtos, certifique-se de que há produtos suficientes no estoque. Caso contrário, você não poderá cancelar o processamento do documento.

Destaques

  • Selecione um método de cálculo de custos no gerenciamento do inventário para monitorar suas métricas de lucro e margem bruta no relatório de lucro bruto.
  • No Bitrix24, existem dois métodos de cálculo de custo: com base no custo médio e de acordo com a ordem de chegada do produto ao depósito (FIFO).
  • O relatório de lucro bruto reflete a diferença entre receita de vendas e custos de compra dos produtos vendidos. O relatório o ajudará a monitorar métricas para que você possa tomar decisões, por exemplo, se deve ajustar os preços ou escolher fornecedores diferentes.
  • Se você cancelar o processamento do documento após a chegada dos produtos, certifique-se de que há produtos suficientes no estoque. Caso contrário, você não poderá cancelar o processamento do documento.

Artigos recomendados:

Essa informação foi útil?
Assistência de Especialistas em Integração
Não é o que estou procurando
Texto complexo e incompreensível
Informações estão desatualizadas
Explicação muito breve, preciso de mais informações
Não gosto de como esta ferramenta funciona
Ir ao Bitrix24
Não tem uma conta? Crie grátis