Adicionar e configurar recursos

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Antes de agendar serviços com clientes, é necessário criar e configurar os recursos.

Um recurso é tudo aquilo que precisa ser reservado para fornecer um serviço ou concluir uma tarefa. Pode ser o tempo de um colaborador, um equipamento, um espaço, um veículo ou qualquer outra unidade necessária para a execução do serviço.

Por exemplo, ao agendar uma consulta jurídica, o advogado é o recurso. Em um aluguel de carro com motorista, tanto o veículo quanto o motorista são recursos.

Como adicionar um recurso

  1. Acesse a seção "Agendamento", clique em "Adicionar um recurso" e selecione o campo de atividade da sua empresa. O sistema ajustará automaticamente as configurações do recurso, disponibilizando o tipo adequado e modelos de mensagens, como para agendamento de especialistas ou equipamentos.

  2. Informe o nome e o tipo do recurso. Você pode selecionar um tipo da lista ou criar o seu próprio. Essas informações aparecerão no painel de agendamento e serão incluídas nas mensagens enviadas aos clientes.


    Modo de exibição. Escolha uma das duas opções:

    Mostrar como cabeçalho da coluna da grade. Ideal para recursos principais. O recurso sempre aparecerá como uma coluna independente no painel de agendamento.

    Mostrar como recurso auxiliar. Escolha esta opção se o recurso for reservado apenas junto com um recurso principal. Ele não terá uma coluna própria, mas ficará disponível em uma lista adicional.
  3. Defina o horário de funcionamento e especifique quando o recurso estará disponível para agendamento. Aplique o horário comercial padrão da empresa ou defina um horário personalizado. Você pode configurar a disponibilidade de forma flexível para cada dia da semana.


    Defina a duração padrão dos agendamentos. Posteriormente, você poderá ajustar a duração individualmente para cada agendamento diretamente no painel.
  4. Configure mensagens automáticas para notificar clientes sobre novos agendamentos, solicitar confirmações, enviar lembretes de visitas ou avisos em caso de atrasos.
    Essas notificações ajudam os clientes a não se esquecerem de seus compromissos e transmitem uma sensação de cuidado e atenção.


    Para cada tipo de mensagem, você pode selecionar um modelo e definir o horário de envio.


    Nas mensagens "Solicitar confirmação de agendamento" e "Cliente está atrasado", é possível configurar notificações para os agentes caso o cliente não tenha confirmado o agendamento ou esteja atrasado.
    Escolha quando notificar o agente, como três horas antes do compromisso, caso o agendamento não tenha sido confirmado. Isso dá tempo suficiente para que o agente entre em contato com o cliente e esclareça a situação.
Salve as configurações. O recurso agora está pronto para ser agendado!


As mensagens são enviadas via WhatsApp. Para usar essa funcionalidade, aceite as Regras do Contact Center do Bitrix24 ao criar o primeiro recurso.

Para incluir automaticamente o nome da sua empresa nas mensagens, é necessário preencher os dados da empresa nas configurações .