Contatos no Bitrix24 são elementos do CRM que contêm informações sobre pessoas físicas: clientes, parceiros, fornecedores e outras contrapartes. No cartão de contato, é possível armazenar seus dados, histórico de interações e outras informações.
Conteúdo do artigo:
Quais são os tipos de contatos
Para encontrar rapidamente os contatos necessários e trabalhar apenas com um grupo específico, você pode classificá-los em diferentes tipos. Por padrão, existem três tipos: clientes, fornecedores e parceiros. Você pode alterá-los ou adicionar novos.
Como segmentar a base de clientes no CRM
1–4. Acesse CRM > Mais > Configurações > Configurações do CRM.
5. Selecione Status e menus suspensos.
6. Vá para a aba Tipo de contato.
7. Clique no ícone de lápis para editar os nomes dos tipos padrão.
8. Selecione Adicionar campo para incluir novos tipos de contatos.
9. Clique em Salvar.
Além disso, você pode segmentar clientes por diferentes parâmetros usando campos personalizados. Por exemplo, classifique os clientes por nível de importância: adicione o campo Status com os valores VIP ou Padrão.
Campos personalizados no CRM
Como criar um contato
Os contatos no CRM podem ser criados manualmente ou automaticamente.
Criação manual. Este método é adequado se você já tiver informações para contatar o cliente. Por exemplo, se ele visitou seu escritório ou você obteve os contatos em um evento.
1–3. Acesse CRM > Clientes > Contatos.
4. Clique em Criar.
5. Preencha os campos: Nome completo, telefone, e-mail. Também é possível incluir informações adicionais, como cargo, empresa ou adicionar um comentário.
6. Clique em Salvar.
As informações do contato podem ser alteradas a qualquer momento no cartão do CRM.
Importação. Se você tiver um arquivo com uma base de contatos, ela pode ser importada para o Bitrix24.
1–3. Acesse CRM > Clientes > Contatos.
4-5. Clique em Configurações (⚙️) e escolha a fonte de importação.
Importar para o Bitrix24.CRM
Transferência de outro CRM. Se você utilizava outro CRM, os dados podem ser transferidos usando aplicativos específicos.
1–3. Acesse CRM > Clientes > Contatos.
4-5. Clique em Configurações (⚙️) > Migrar de outro CRM.
6. Acesse o Catálogo de aplicativos.
7-8. Escolha a categoria Importar e exportar > Migração para o Bitrix24.
9. Selecione o aplicativo para transferência de dados e siga as instruções.
Migração para Bitrix24 de outros sistemas de CRM
Criação via formulário de CRM. Os contatos podem ser criados automaticamente por meio de um formulário de CRM no site. Quando o cliente preenche o formulário para solicitar um produto ou agendar um serviço, todas as informações são salvas no cartão de contato.
Formulários de CRM
1–3. Acesse CRM > Complementos > Formulários de CRM.
4-5. No bloco Entidades de CRM, escolha uma das opções que incluem a criação de contato: Cliente, Negócio + cliente, Orçamento + cliente.
Como configurar a seção Contatos
Antes de começar a trabalhar, é necessário configurar as permissões de acesso e o cartão de contato. Isso pode ser feito pelo administrador do Bitrix24 ou por um colaborador com permissão para Alterar configurações.
Configurar permissões de acesso. Para que os colaboradores tenham acesso apenas aos contatos necessários, defina as permissões de acesso. Por exemplo, os colaboradores podem acessar apenas seus próprios contatos, enquanto o supervisor terá acesso a todos.
Permissões de acesso baseadas em funções no CRM
1–3. Acesse CRM > Clientes > Contatos.
4-5. Selecione Configurações > Permissões de acesso.
Configurar cartão de contato. Para adaptar o cartão de contato às necessidades do seu negócio, você pode adicionar, ocultar ou agrupar campos por seções. Por exemplo, na seção Sobre o contato, mantenha apenas os campos com dados de contato, e na seção Mais, inclua detalhes sobre o cliente.
Recursos e configurações do cartão do CRM
Como trabalhar com contatos
No processo de trabalho com contatos, você pode:
- filtrar contatos,
- visualizar o histórico de interações,
- exportar dados,
- vincular contatos a negócios e empresas,
- planejar atividades.
Filtrar contatos. Use filtros para encontrar contatos por critérios específicos. Por exemplo, localize todos os parceiros com quem um colaborador está trabalhando.
1–3. Acesse CRM > Clientes > Contatos.
4. Clique na barra de pesquisa.
5-6. Defina os parâmetros de busca e clique em Pesquisar.
Visualizar histórico de interações. As alterações relacionadas ao cartão de contato são registradas na aba Histórico. Você pode verificar a data, autor, tipo e descrição do evento.
Exportar contatos. Você pode exportar a lista de contatos do Bitrix24, por exemplo, para criar um backup.
Planos e preços
Antes de exportar, verifique se:
- você tem permissão para exportar contatos,
- nos cartões de contato, a opção Incluído na exportação está ativada. Para ativar essa opção em todos os cartões de uma vez, use ações em massa. Ações de grupo no CRM
Para exportar contatos:
1–3. Acesse CRM > Clientes > Contatos.
4. Selecione os contatos para exportação: todos ou filtrados por um critério específico.
5-6. Clique em Configurações e escolha o formato de exportação.
Como exportar os dados do CRM
Vincular contato a negócios e empresas. Vincular um contato a negócios e empresas ajuda a acompanhar a interação com o cliente e analisar o histórico de trabalho.
Para vincular um contato a uma empresa, abra o cartão de contato e selecione a empresa na lista do campo Empresa.
Para vincular um contato a um negócio:
1-2. Acesse CRM > Negócios.
3. Abra o negócio.
4-5. No cartão do negócio, selecione o contato no campo Cliente e clique em Salvar.
Para ver todos os elementos do CRM relacionados ao contato, no cartão de contato, clique em Mais > Dependências.
Planejar atividade. Para não esquecer de entrar em contato com o cliente, agende uma atividade — ligação ou reunião. Na linha do tempo, clique em Atividade, escolha a data, preencha a descrição e clique em Salvar.
Atividades universais no CRM
Destaques
- Contatos no Bitrix24 são elementos do CRM que contêm informações sobre pessoas físicas: clientes, parceiros, fornecedores e outras contrapartes. No cartão de contato, é possível armazenar seus dados, histórico de interações e outras informações.
- Os contatos podem ser classificados em diferentes tipos: clientes, parceiros, fornecedores, etc. Você pode usar os tipos padrão ou criar os seus próprios.
- Os contatos podem ser criados manualmente ou automaticamente: importados, transferidos de outro CRM, adicionados por meio do preenchimento de um formulário de CRM.
- Para que os colaboradores tenham acesso apenas aos contatos necessários, defina as permissões de acesso.
- Para adaptar o cartão de contato às necessidades do seu negócio, você pode adicionar, ocultar ou agrupar campos por seções.
- No processo de trabalho com contatos, é possível filtrá-los, visualizar o histórico de interações, exportar dados, vinculá-los a negócios e empresas, e planejar atividades para uma interação eficiente.