Toda empresa precisa observar o funil de vendas, avaliar o desempenho de gerentes, prever as receitas e identificar pontos fracos no seu trabalho.
No Bitrix24, você pode obter as informações necessárias usando a seção Análise CRM.
Como isso funciona?
A principal vantagem da análise CRM é a a possibilidade de filtrar os dados do relatório por qualquer campo, seja padrão ou personalizado.
Por exemplo, você pode montar gráficos separados para pedidos com e sem entrega.
Clique em qualquer valor, por exemplo, quantidade de leads ativos, e o Bitrix24 abrirá a lista desses leads.
Vá em Análise CRM do menu principal. Há dois grupos de relatórios - Análise do lead e Vendas.
Análise do lead
O relatório Todos permite avaliar a passagem dos leads pelo funil e o desempenho dos funcionários.
O funil mostra quantos leads passaram por cada etapa. Passe o mouse sobre a coluna para acessar as informações detalhadas - conversão, valor total dos leads e o tempo médio que eles passaram nessa fase.
Aqui mesmo você verá o valor total dos negócios, a duração do ciclo do lead e a conversão - a porcentagem dos leads convertidos sobre todos os leads.
Abaixo, fica o bloco da Desempenho do funcionário. A tabela informa quantos leads em andamento tem cada gerente, quantos o mesmo ganhou e perdeu, bem como a conversão geral.
O relatório Todos considera leads primários e repetidos. Você pode acessar relatórios por cada tipo do lead, a estrutura deles é análoga.
Análise de vendas
Nesta seção, você pode observar o caminho que o lead passa até que seja convertido em um negócio e avaliar as tendências de vendas.
O relatório Sales Funnel contem o funil de leads e o de negócio.
Esse gráfico também mostra a conversão, a duração média e o valor total de leads e negócios.
Abaixo, você verá o resumo do desempenho dos funcionários. Ela permite avaliar, o quão eficientemente os gerentes convertem leads em vendas.
O relatório Tendências de vendas exibe a distribuição de negócios no período de relatório.
O relatório Comparação permite comparar as vendas de qualquer período de relatório com as do período análogo anterior.
Por exemplo, você lançou uma campanha mensal e deseja avaliar seu resultado. Para fazê-lo, selecione Mês no campo Período de relatório. O Bitrix24 irá indicar quanto aumentaram as vendas em comparação ao mês passado.