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Suporte Bitrix24

Regras de automação no CRM

Regras de automação do Bitrix24 destinam-se a ajudá-lo a automatizar o trabalho com os registros de CRM (leads e negócios). Use as regras de automação para facilitar os processos de gerenciamento de clientes e ajudar os funcionários a cumprir o algoritmo de processamento do cliente. As regras de automação irão executar várias ações de forma autónoma: enviar e-mails, realizar chamadas, etc.

Como isso funciona?

Regra de automação é um algoritmo de processamento de leads e negócios. Cada regra de automação está vinculada a um determinado status. Logo que a entidade de CRM passa para o próximo status, é ativada a regra configurada para este status. As regras de automação podem determinar a ação: tarefa, notificação, e-mail, chamada ou outra ação de sua escolha - e o tempo de ativação dela.

Você pode configurar as regras de automação de uma vez só e a única coisa que os seus agentes de venda precisarão fazer é executar as tarefas e atividades, lançadas pelo sistema automaticamente.

Para configurar uma regra de automação, vá para o formulário do lead\negócio. As configurações feitas aqui serão salvas para todos os elementos.

Você também pode configurar as regras de automação em CRM > Configurações > Automação.

Há várias regras padrão que enviam notificações ao responsável e supervisor.

As regras executadas têm uma marca verde:

Configurar regras de automação

Clique em Configurar regras de automação:

Crie uma nova regra ou edite a regra existente. Para criar uma regra, clique em Adicionar na coluna correspondente.

Para configurar algoritmo mais complicado, mude para o Criador de Fluxo de Trabalho.

As regras de automação estão disponíveis só em alguns planos de assinatura. Há também limitações para editar as regras de automação no designer de processos de negócio.

Configure o tempo de execução para cada regra no campo Executar – este é o parâmetro chave que especifica quando a regra deve ser aplicada e a respectiva ação executada:

  • Imediatamente – a ação será executada imediatamente após o registro de CRM ter passado a outro status. Se você configurar várias regras de automação com o parâmetro “imediatamente” – todas elas serão aplicadas ao mesmo tempo quando o status do registro for alterado.
  • In (Em)– o intervalo de tempo entre o registro mudar de status e a regra ser aplicada. Este parâmetro ajuda a construir o processamento do registro de CRM com base no status. Por exemplo, depois que um e-mail seja enviado ao cliente (o status de lead = e-mail enviado) – retornar a chamada em 1 dia para saber se o cliente está interessado na proposta. Em 2 dias – enviar outro e-mail, etc. A cadeia das ações pode consistir em múltiplas regras de automação, onde cada regra deve acionar uma atividade particular em determinado intervalo de tempo (minutos, horas, dias).
  • Antes– a regra será aplicada a um determinado intervalo de tempo prévio а data especificada no registro de CRM (lead de negócio). Por exemplo, configure uma regra que irá enviar um lembrete de pagamento um dia antes da dáta prevista de pagamento.
  • Após a próxima regra de automação– este parâmetro ajuda a construir uma cadeia lógica de ações em que a sua regra não deve ser ativada antes da regra anterior ser aplicada. Por exemplo, você precisa ligar para o seu cliente depois que um e-mail seja enviado para certificar-se de que o e-mail foi recebido e lido. Se o e-mail não for enviado, a chamada não será agendada.

Com a opção Somente horas de trabalho habilitada, o sistema irá desconsiderar os dias de folga, feriados e fins de semana de acordo com o horário local do colaborador.

Para configurar as horas de trabalho, acesse a página das Configurações gerais do seu Bitrix24.

Por padrão, a regra será executada para todos os elementos que estão num determinado status. Contudo, você pode definir condições adicionais - por exemplo, uma regra individual para negócios cujo valor ultrapassa um valor predeterminado.

Além disso, você pode usar os campos do lead\negócio para configurar a regra - p.ex., usar Nome do lead em nome da Tarefa criada pela regra:

Tipos de regras de automação

Todas as ferramentas de automação agrupam-se em 4 categorias: para funcionário, para comunicação ao cliente, publicidade e regras de automação personalizada.

Para funcionário

Leia mais no artigo Regras de automação para o funcionário.

Para Comunicação ao Cliente

Descubra mais no artigo Regras de automação para a comunicação com o cliente.

Publicidade

São regras que enviam automaticamente dados do cliente para os públicos-alvo e listas de remarketing em várias redes de anúncios.

Observe que esta regra envia apenas as informações sobre o cliente (email ou telefone). Primeiro você deverá configurar o anúncio dentro da plataforma de publicidade selecionada. Terá que adicionar os detalhes da autorização da sua rede de publicidade а página de configurações de regras do Bitrix24 e configurar outros parвmetros disponíveis.

As regras de automação estão disponíveis para os seguintes serviços:

  • Anúncios de Facebook
  • Anúncios Google AdWords
  • Anúncios VK

Regras de automação personalizadas

Webhook

Webhook (gancho web) é uma forma de comunicação entre o Bitrix24 e outros sistemas.

Esta regra ajuda a enviar dados para qualquer outro sistema.

Applications24

Esta opção redireciona você para a página de aplicativos do Marketplace, onde você pode adicionar o bot de CRM.

Copiar regras de automação

Para copiar uma regra de automação, mantendo premido o botão Ctrl, arraste a regra e solte-a em outra fase.

Permissões de acesso para as regras de automação

Para configurar acesso dos funcionários às regras de automação, vá para a página CRM > Configurações > Permissões > Permissões de acesso.

Abra a função necessária e defina o nível de acesso - Ler ou Atualização.

Você pode configurar permissões separadas para leads e cada pipeline de negócios.

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