Leia as perguntas frequentes
Novo
Suporte do Bitrix24
Inscrição e autorização
Como Começar?
Feed
Bate-papos e chamadas
Calendário
Bitrix24 Drive
E-mail
Grupos de trabalho
Tarefas e Projetos
CRM
CoPilot - IA no Bitrix24
Contact Center
Telefonia
CRM + Loja On-line
Sales Center (beta)
Análise CRM (beta)
Sales Intelligence (beta)
Criador de BI
Automação
Marketing
Bitrix24.Sites
Loja On-line (beta)
Gerenciamento do inventário
Empresa
Base de conhecimento
Videoconferências em HD
Processos de negócio
Robotic Process Automation (beta)
Market (Aplicativos)
Assinatura
Enterprise
Configurações
Meu perfil
Aplicativo desktop
Aplicativo móvel
Bitrix24 On-premise
Questões Gerais
Novidades do Helpdesk (arquivo)

Suporte Bitrix24

Regras de automação de Monitoramento e controle dos funcionários

As Regras de automação e gatilhos podem ajudá-lo a automatizar vários cenários de trabalho com os seus clientes no CRM, podem realizar ações rotineiras como enviar e-mails e mensagens de bate-papo, definir tarefas e criar documentos. Já os gatilhos rastreiam as ações e alterações realizadas pelos clientes como: a visualização de um e-mail, o pagamento de uma fatura ou a alteração do valor dos campos em um cartão de CRM. E, quando a ação especificada ocorrer, o gatilho vai mover o item do CRM para outro estágio.
Regras de automação em CRM
Gatilhos no CRM

Para configurar regras de automação e gatilhos, abra o CRM, selecione o elemento desejado e clique em Regras de automação.
Interface para adicionar regras de automação e gatilhos

As regras de automação e gatilhos são distribuídos em grupos de acordo com as tarefas que resolvem: comunicação com o cliente, informação aos funcionários, processamento de documentos, etc. Neste artigo falaremos sobre o grupo de regras de automação de “Monitoramento e controle dos funcionários”.

Com a ajuda deste grupo de regras de automação, um gestor pode monitorar o trabalho dos funcionários, definir tarefas automaticamente e acompanhar sua conclusão, receber notificações caso um funcionário não entre em contato com o cliente a tempo, etc.

A seguir, vamos observar as configurações de cada regra de automação.

Notificar supervisor

Esta regra de automação envia uma notificação ao supervisor caso o funcionário não retorne a ligação para o cliente ou viole as normas de trabalho.

Por exemplo, vamos criar uma regra no primeiro estágio. Então, o supervisor vai receber uma notificação caso o funcionário não entre em contato com o cliente e o negócio não for movido para a próxima etapa a tempo.

Quando executar a ação - Especifique quanto tempo será necessário para que a regra de automação funcione, imediatamente ou após um determinado tempo.

03
Se o funcionário responsável não mover o negócio para a próxima fase, o supervisor será notificado após o período de um dia.

Texto de notificação - Para que o supervisor veja imediatamente as informações mais importantes, adicione os dados do cartão do CRM à notificação: nome do responsável, valor do negócio e os dados do pedido.

Destinatários - Por padrão, o supervisor do funcionário responsável pelo elemento do CRM será notificado.

04
O nome do responsável e o valor total do negócio foram adicionados ao texto da notificação

A notificação enviada dessa forma para o supervisor e ele vai visualizar o nome do responsável e o valor do negócio. Além de poder acessar o cartão de negócio e visualizar informações mais detalhadas.

Adicionar inserção ao histórico

Esta regra de automação adiciona uma inserção ao histórico do CRM para que o gestor possa controlar o processo de trabalho com o cliente. Você pode gravar qualquer texto no histórico especificado nas configurações da regra de automação .

Vamos criar um regra de automação na primeira etapa. Esta regra de automação vai adicionar uma inserção ao histórico, caso o responsável não mova o negócio para a próxima fase a tempo. O gestor poderá filtrar as inserções no histórico do CRM e ver quantas vezes o responsável pelo negócio violou as normas de trabalho.

Quando executar a ação - Especifique quanto tempo será necessário para a regra de automação realize a ação: imediatamente ou após um determinado tempo.

07
A regra de automação vai funcionar em 10 dias, caso o responsável não mova o negócio para a próxima fase a tempo, e vai adicionar uma inserção ao histórico.

Descrição - O regra de automação vai registrar este texto no histórico. Você pode adicionar automaticamente dados do cartão CRM: valor do negócio, nome do cliente ou funcionário responsável.

Autor - a regra de automação vai adicionar uma inserção ao histórico em nome deste usuário.

08
Será feito um lançamento no histórico do CRM em nome do supervisor, e o nome do funcionário responsável pelo negócio será automaticamente inserido no texto.

Você pode visualizar a guia do Histórico no cartão do CRM ou na seção CRM > Histórico. No histórico do CRM você pode filtrar eventos por tipo “Tipo de evento” e ver todos os registros das regras de automação.

Criar tarefa

Quando um elemento do CRM atinge um determinado estágio, a regra de automação vai atribuir uma tarefa ao funcionário, então adicione uma descrição detalhada, indique o prazo e os participantes.

Vamos criar uma regra de automação no estágio de “Preparar Projeto”. Quando o negócio chegar a esse estágio, a regra de automação vai atribuir uma tarefa aos arquitetos.

Nome da tarefa - Para que os funcionários possam encontrar rapidamente suas tarefas, adicione informações do cartão do CRM ao título: nome do negócio, o nome do cliente e a data do pedido.

11
O nome do Negócio foi adicionado ao nome da tarefa

Descrição da Tarefa - Escreva o que o funcionário precisa fazer. Você pode adicionar automaticamente informações do cartão de elemento do CRM à descrição da tarefa como: detalhes do pedido, desejos do cliente e o valor do Negócio.

12
As preferências do cliente e informações sobre as instalações para as quais o projeto precisa ser preparado foram adicionados à descrição da tarefa

Responsável - Selecione o funcionário que vai executar a tarefa.

Prazo final - Especifique o prazo da para conclusão da tarefa.

13
O prazo para a tarefa será de sete dias após a criação

Mais - Especifique configurações adicionais à tarefa: adicione participantes, vincule a tarefa a um grupo e habilite o rastreamento do tempo de execução.
Como criar uma tarefa

Vamos verificar como a regra de automação funcionou. Quando o negócio passou para a fase de “Preparar Projeto”, a automação definiu uma tarefa.

Os participantes foram automaticamente adicionados à tarefa e os dados do cartão do Negócio e as Preferências do cliente são exibidos na Tarefa.

Acompanhe o status da tarefa

O gatilho altera o estágio de um item do CRM quando a tarefa associada a este item atingir o status necessário. Por exemplo,quando o negócio passar para a fase “Apresentação do projeto”, o que indica que o funcionário concluiu a tarefa de preparação do projeto.

Nome do gatilho - Altere o nome padrão se estiver configurando vários gatilhos para diferentes status de tarefa. Dessa forma, você pode encontrar mais rapidamente o gatilho necessário na página de configurações.

Status - Quando a tarefa atingir esse status, o gatilho moverá o item do CRM para outro estágio.

18
O gatilho vai funcionar para tarefas com status “Concluído”

Campos de tarefa - Para fazer o gatilho funcionar apenas para as tarefas necessárias, configure um filtro. Por exemplo, um gatilho só dispara tarefas que contenham determinadas palavras em seus títulos.

19
O gatilho só funcionará para tarefas concluídas cujo título contenha a palavra “Projeto ”

Mudar de estágio em nome de - Na linha do tempo e histórico do cartão CRM vai exibir o registro da mudança de estágio em nome deste usuário.

Permitir que o negócio volte para o status anterior - Para habilitar o gatilho para mover o elemento para o estágio anterior, habilite esta opção.

20
O gatilho muda o estágio em nome do funcionário responsável. Não selecionamos a opção “Permitir mudança para o status anterior”, pois o elemento deve ser movido para a próxima etapa.

Vamos verificar como o gatilho funcionou. Quando o funcionário concluiu a tarefa, o gatilho moveu o negócio para a etapa “Apresentação do Projeto”.

Encerrar tarefa

A regra de automação completa automaticamente as tarefas criadas.

Vamos criar uma regra de automação na fase “Negócio bem sucedido”. Ao concluirmos o negócio, esta regra de automação vai fechar as tarefas criadas pela automação “Criar uma tarefa” criou na etapa “Preparar Projeto”.

Conclua as tarefas criadas no pipeline - Selecione um pipeline quando configurar uma regra de automação para Negócios.

Conclua as tarefas criadas no estágio - Selecione um estágio e a regra de automação vai completar as tarefas que outra automação criou nesta fase.

    Se você precisar selecionar vários estágios simultâneamente, mantenha pressionada a tecla Ctrl (Cmd no Mac) e selecione aqueles que você precisa.
23
A regra de automação vai completar as tarefas que foram criadas no pipeline “Geral” na etapa “Preparar Projeto”

Vamos verificar como a regra de automação funcionou. Quando fechamos a Negócio com sucesso, a automação concluiu imediatamente a tarefa. É possível visualizar registros sobre isso na linha do tempo do cartão no CRM.

Planejar atividade

A regra de automação vai criar uma atividade para que você não esqueça de entrar em contato com o cliente: pode agendar uma reunião, ligação ou outro evento.
Atividades universais, veja como utilizá-las no CRM

Vamos criar uma regra na primeira etapa. Quando um novo negócio aparecer no CRM, a automação vai criar imediatamente um case para o gestor.

Descrição da atividade - Escreva o que o funcionário precisa fazer, e adicione informações dos campos do cartão CRM como: nome do cliente, endereço e valor do Negócio.

26
Nome do cliente adicionado à descrição da atividade

Data - Defina um prazo.

Responsável - o funcionário que precisa concluir a atividade. Por padrão, este é o funcionário responsável pelo Negócio.

27
O responsável deve entrar em contato com o cliente duas horas após a criação do Negócio, mas somente em horário comercial

Conclusão da atividade O assunto será concluído automaticamente quando o negócio passar para outra fase. Se os funcionários precisarem concluir a atividade manualmente, desative esta opção.

Vamos verificar como a regra de automação funcionou. Às 13h apareceu um novo negócio no CRM e agendou imediatamente a atividade. O prazo estabelecido será de duas horas após a criação do Negócio, ou seja às 15h. O nome do cliente foi adicionado automaticamente à descrição da atividade.


Artigos recomendados:



Essa informação foi útil?
Assistência de Especialistas em Integração
Não é o que estou procurando
Texto complexo e incompreensível
Informações estão desatualizadas
Explicação muito breve, preciso de mais informações
Não gosto de como esta ferramenta funciona
Ir ao Bitrix24
Não tem uma conta? Crie grátis