Leia as perguntas frequentes
Novo
Suporte do Bitrix24
Inscrição e autorização
Segurança
Como Começar?
Feed
Messenger
Bitrix24 Collabs
Página inicial: Vibe
Calendário
Bitrix24 Drive
E-mail
Grupos de trabalho
Tarefas e Projetos
CRM
Agendamento on-line
CoPilot - IA no Bitrix24
Contact Center
Telefonia
CRM + Loja On-line
Sales Center
Análise CRM
Sales Intelligence
Criador de BI
Automação
Marketing
Bitrix24.Sites
Loja On-line (beta)
Gerenciamento do inventário
Empresa
Assinatura eletrônica para RH
Assinatura eletrônica
Base de conhecimento
Videoconferências em HD
Processos de negócio
Market (Aplicativos)
Assinatura
Enterprise
Configurações
Meu perfil
Bitrix24 Messenger
Bitrix24 On-premise
Questões Gerais
Novidades do Helpdesk (arquivo)
Login
Seu Bitrix24
Autorizar o acesso
à sua conta Bitrix24
Entrar

Bitrix24 Helpdesk

Regras de automação e gatilhos: Pagamento

As Regras de automação e Gatilhos no CRM ajudam a automatizar diferentes cenários de trabalho com clientes. As Regras de automação realizam ações rotineiras: enviam e-mails, criam tarefas, geram documentos. Os Gatilhos monitoram ações dos clientes e mudanças no CRM — visualização de e-mails, pagamento de faturas, alteração de valores nos campos do cartão, entre outros. Quando a ação especificada ocorre, o gatilho move o elemento para a etapa onde está configurado.
Regras de automação no CRM
Gatilhos no CRM

As Regras de automação e Gatilhos são agrupadas por tipos de tarefas que resolvem. Neste artigo, falaremos sobre o grupo "Pagamento":

As Regras de automação Processar pagamento automático e Obter informações de pagamento funcionam apenas no modo Negócios + Pedidos no CRM. Não descreveremos essas regras no artigo, pois esse modo não é mais utilizado no Bitrix24.

1-2. Acesse a seção CRM e selecione o elemento desejado. Por exemplo, leads ou negócios.
3. Abra a aba Regras de automação.
4. Clique em Criar.
5. Escolha a etapa na qual deseja configurar a regra ou gatilho.
6. Acesse o grupo de regras Pagamento.


Criar um link de pagamento

É uma regra auxiliar que cria um link para pagamento online de produtos ou serviços e o transmite para outras regras de automação. O link contém dados para pagamento: valor do pedido e informações sobre os produtos. Por exemplo, uma regra cria o link de pagamento do produto, e outra o envia ao cliente por e-mail.

Se no elemento CRM o documento de pagamento já foi criado, a regra não criará o link.

Configuração da regra Criar um link de pagamento

Nos negócios na etapa "Aguardando pagamento", criaremos duas regras: "Criar um link de pagamento" e "Enviar e-mail ao cliente". Quando a primeira regra criar o link de pagamento, a segunda o enviará ao cliente.

Vamos dar uma olhada na configuração da regra de automação "Criar um link de pagamento".

Criar link de pagamento automaticamente. Escolha a opção Sim. Se estiver trabalhando com pedidos, pode escolher "Não" e inserir o ID do pedido.

Agora configuraremos a regra que enviará ao cliente o e-mail com o link de pagamento do produto.

regras de automação A regra "Enviar e-mail ao cliente" será acionada após a regra "Criar link de pagamento". No texto do e-mail, inserimos o link criado pela regra anterior.

Quando o negócio passar para a etapa "Aguardando pagamento", a primeira regra gera o link, e a segunda envia ao cliente o e-mail com o link de pagamento do produto.
Regras de automação de comunicação com o cliente


Acompanhar pagamento da fatura

O gatilho altera a etapa do elemento CRM quando o status da fatura associada muda para Pago. O gerente é imediatamente informado sobre o pagamento e pode prosseguir com os próximos passos: preparação dos produtos para envio, prestação de serviço e outros.
Faturas no CRM

Configuração do gatilho Acompanhar pagamento da fatura

Criaremos um gatilho nos negócios na etapa "Entrega".

O gatilho não possui configurações adicionais, além das padrão: condição, nome, em nome de qual colaborador alterar a etapa e se permitir transição para a etapa anterior.

Quando o cliente pagar a fatura, o gatilho mova o negócio para a etapa "Entrega". Na linha do tempo do negócio, é exibido o status da fatura e o registro da mudança de etapa.


Acompanhar pagamento do pedido

O gatilho altera a etapa do elemento CRM quando o cliente paga o produto através do terminal. O gerente é imediatamente informado sobre o pagamento e pode prosseguir com os próximos passos: preparação dos produtos para envio, prestação de serviço e outros.
Aceitar o pagamento de um negócio via terminal

Configuração do gatilho Acompanhar pagamento do pedido

Criaremos um gatilho nos negócios na etapa "Entrega".

O gatilho não possui configurações adicionais, além das padrão: condições, nome, em nome de qual colaborador alterar a etapa e se permitir transição para a etapa anterior.

Quando o cliente pagar o produto através do terminal, o gatilho mova o negócio para a etapa "Entrega". No cartão do negócio, é exibido o status do pagamento e o registro da mudança de etapa.


Criar usando fonte

Quando um elemento CRM atinge uma determinada etapa, a regra cria uma fatura, orçamento ou documento na seção Assinatura eletrônica. Por exemplo, cria uma fatura com base no negócio. Na fatura, os dados do negócio são automaticamente inseridos: produtos, valor, detalhes e outros.
Visão geral da Assinatura eletrônica do Bitrix24

A lista de elementos que podem ser criados com esta regra de automação depende da seção CRM. Por exemplo, com base em um lead, pode-se criar um negócio, e com base em um negócio, uma fatura.

Configuração da regra Criar usando fonte

Criaremos uma regra nos negócios na etapa "Preparar documentos". Quando o negócio passar para esta etapa, a regra criará uma fatura para pagamento dos serviços.

Pessoa responsável. Escolha qual colaborador será responsável pelo novo elemento. Por padrão, é o responsável pelo negócio.

Criar usando fonte. Escolha qual elemento a regra de automação criará. Pode-se escolher um ou vários elementos.

Quando o negócio passar para uma determinada etapa, a regra cria uma fatura com base nesse negócio.


Modificar dados

A regra altera os detalhes existentes da empresa ou contato associados ao elemento CRM. Com ela, é possível atualizar detalhes utilizados em documentos. Por exemplo, CNPJ ou dados do passaporte na fatura.

A regra altera apenas os valores dos campos de detalhes que já estão preenchidos.

Configurações da regra Modificar dados

Criaremos uma regra nos negócios na etapa "Preparar documentos".

Tipo de entidade. Escolha em qual elemento alterar os detalhes: contato ou empresa.

Modelos. Indique o modelo de detalhes.
Modelos de detalhes do cliente

Tipo de endereço. Escolha o tipo de endereço dos detalhes.

Adicionar condição. Adicione um ou mais campos de detalhes que precisam ser alterados. O conjunto de campos depende do modelo escolhido. Clique em Adicionar condição e escolha o campo na lista.

regras Selecionamos o campo cidade de detalhes

Para indicar o novo valor do campo, clique em Três pontos (...) e escolha o valor de uma constante, variável ou campo do cartão CRM. Esses dados serão exibidos nos detalhes.

regras Selecionamos o valor do campo "Cidade" do cartão de contato

Quando o negócio passar para a etapa "Preparar documentos", a regra altera nos detalhes do contato o valor do campo Endereço.


Obter valores dos dados

É uma regra auxiliar que obtém informações dos campos de detalhes e as transmite para outras regras. Por exemplo, obtém dados do endereço físico, e outra regra envia essa informação ao entregador para a entrega do produto.
Regras de automação auxiliares no CRM

Configurações da regra Obter valores dos dados

Nos negócios na etapa "Entrega", criaremos duas regras: "Obter valores dos dados" e "Adicionar notificação". Quando a primeira regra solicitar o endereço físico do cliente, a segunda o enviará ao entregador.

Vamos analisar as configurações da regra "Obter valores dos dados".

Tipo de entidade. Escolha em qual elemento obter informações dos detalhes: contato ou empresa.

Modelos. Indique o modelo de detalhes.

Tipo de endereço. Escolha o tipo de endereço.

Quando o negócio passar para a etapa "Entrega", a regra envia uma notificação ao colaborador com o endereço para onde o produto deve ser enviado.

Essa informação foi útil?
Assistência de Especialistas em Integração
Não é o que estou procurando
Texto complexo e incompreensível
Informações estão desatualizadas
Explicação muito breve, preciso de mais informações
Não gosto de como esta ferramenta funciona
Ir ao Bitrix24
Não tem uma conta? Crie grátis
Artigos relacionados
Visualização Prazos no CRM Opção Autorun em modelos de processos de negócios Alterar subdomínio Bitrix24 para sites, lojas on-line ou formulários Criar e configurar Canais abertos Verificar a disponibilidade do agente de canal aberto Bitrix24, saiba o que há de novo em abril de 2025 Fazer login no Bitrix24 em um navegador Permissões de acesso ao inventário