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Regras de automação no CRM

Regras de automação do Bitrix24 destinam-se a ajudá-lo a automatizar o trabalho com os registros de CRM (leads e negócios). Use as regras de automação para facilitar os processos de gerenciamento de clientes e ajudar os funcionários a cumprir o algoritmo de processamento do cliente. As regras de automação irão executar várias ações de forma autónoma: enviar e-mails, realizar chamadas, etc.

Para acessar as regras de automatização, vá para a seção de CRM e clique em Regras de automação.

As regras de automação estão disponíveis apenas em alguns planos comerciais. Para mais informações, consulte a página de planos e preços.

Interface de página de regras de automação

Todos os elementos nos quais as regras de automação podem ser usadas possuem estágios. A regra de automação é acionada no momento em que o elemento de CRM passa para o estágio com esta regra de automação.

Exemplo: a regra de automação "Alterar a pessoa responsável" funcionará quando o negócio for para a terceira etapa.

Cada regra de automação executa apenas um tipo de ação: alterar o responsável, criar um documento etc. Ao mesmo tempo, várias regras de automação podem ser adicionadas a um estágio, para serem acionadas simultaneamente ou em uma determinada sequência.

Nos negócios, as regras de automação são configuradas para cada pipeline separadamente.

No cartão do elemento de CRM, você pode verificar se a regra de automação funcionou ou não. Para isso, abra a aba Automação.

No controle deslizante, o status da regra de automação é exibido com uma cor de fundo e um ícone. As seguintes opções são possíveis:

  • Fundo e marca de verificação verdes: a regra de automação foi acionada e executou a ação.
  • Fundo verde e ícone vermelho: a regra de automação foi acionada, mas não executou a ação. Você encontrará o porquê na pista.
  • Fundo branco e ícone de círculo: a regra de automação ainda não foi acionada. Por exemplo, deve funcionar após a regra de automação anterior ou uma pausa foi indicada na regra de automação.
  • Fundo branco sem ícones: a regra de automação não foi acionada. Por exemplo, a condição não foi atendida.
Para ler mais detalhadamente, consulte o artigo Regras de automação: como funcionam as condições?.

Ações com regras de automação

Você pode criar, copiar, transferir, editar ou excluir regras de automação. Para executar essas ações, você deve ter as permissões de acesso para atualizar as regras de automação.

Para ler mais detalhadamente, consulte o artigo Permissões de acesso no CRM.

Para criar uma regra de automação, clique em "+" no estágio necessário.

Para editar, copiar ou excluir uma regra de automação, clique no ícone correspondente. Há duas maneiras de copiar regras de automação:

  • Copiar uma regra de automação. Nesse caso, é criada uma cópia da regra de automação, que pode ser arrastada para qualquer estágio. Para este cenário, clique em Copiar no cartão de regra de automação.
  • Copiar e transferir um grupo de regras de automação. Dessa forma, você pode copiar e transferir regras de automação entre estágios, pipelines de negócios e elementos de CRM.
Para ler mais detalhadamente, consulte o artigo Copiar e mover regras de automação entre estágios, pipelines e elementos de CRM.

Condições nas regras de automação

A maioria das regras de automação tem parâmetros que permitem definir o tempo e as condições do acionador, bem como a sequência na qual as regras de automação são acionadas.

Para ler mais detalhadamente, consulte o artigo Regras de automação: como funcionam as condições?.

Tipos de regras de automação

Todas as regras de automação são agrupadas em 4 categorias:

  • para funcionário;
  • comunicações do cliente;
  • publicidade;
  • regras de automação personalizada.

Para funcionário

Consulte o artigo Regras de automação para o funcionário para obter detalhes.

Comunicações do cliente

Consulte o artigo Regras de automação para a comunicação com o cliente para obter detalhes.

Publicidade

Essas são regras que enviam automaticamente dados de clientes para públicos-alvo e listas de marketing em várias redes de anúncios.

Observe que esta regra só envia informações sobre o cliente (e-mail ou telefone). Você deve ter o anúncio configurado na plataforma de publicidade selecionada (Facebook, Google AdWords).

Regras de automação personalizada

WebHook

Os WebHooks são uma maneira de o Bitrix24 interagir com serviços de terceiros. Leia mais sobre essa tecnologia no artigo Webhooks.

Esta regra de automação tem um único parâmetro - URL do manipulador.

De que é feito esse endereço e onde obtê-lo? Primeiro, crie um webhook na seção Aplicativos > Market > Recursos para desenvolvedores e copie o exemplo do manipulador.

https://exemplo.bitrix24.com.br/rest/1/92uhq2g855fk1xxx/crm.lead.add?FIELDS[TITLE]=NewLead
  • exemplo.bitrix24.com.br - endereço da sua conta de Bitrix24
  • /rest - uma indicação de que estamos trabalhando com webhooks
  • /1 - identificador do usuário que criou o webhook
  • /92uhq2g855fk1xxx - código secreto
  • /crm.lead.add - método da API REST a ser chamado quando a regra de automação for acionada. Nesse caso, é um método de criação de um novo lead.
    Informações detalhadas sobre os métodos disponíveis podem ser encontradas na documentação da API REST.
  • ?FIELDS[TITLE]=NewLead - parâmetros necessários para um determinado método. Neste caso, é o nome do lead. Os parâmetros são especificados após o ponto de interrogação e são separados pelo símbolo &.
    Leia mais detalhadamente no artigo de Wikipedia sobre métodos GET.

Bitrix24.Market

Para acrescentar características adicionais, você pode usar aplicativos do catálogo de Bitrix24.Market.

Este link irá levá-lo para a página de instalação dos aplicativos.


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