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Suporte Bitrix24

Regras de automação em CRM: Documentos

Regras de automação no CRM ajudam a automatizar diferentes cenários de trabalho. Use-as para criar documentos, enviar e-mails e agendar chamadas ou reuniões.
Regras de automação no CRM

Para configurar regras de automação e gatilhos, vá para a seção CRM, selecione um elemento do CRM desejado e clique no botão Automação.
Interface para adicionar regras de automação e gatilhos

As regras de automação são classificadas em grupos com base nas tarefas que executam. Neste artigo, consideraremos o grupo Documentos:


Enviar documento para assinatura

Esta regra de automação gera um documento a partir de um modelo na seção Assinatura eletrônica e o envia ao diretor e ao cliente para assinatura. As informações de envio são registradas no cartão do CRM, permitindo que o gerente verifique qual documento foi enviado e quando.
Visão geral da Assinatura eletrônica do Bitrix24

A regra de automação envia um SMS ao cliente com um link para o documento. Caso não haja número de telefone cadastrado no cartão do cliente, o documento será enviado por e-mail. Se não houver um número de telefone ou endereço de e-mail no cartão do cliente, a regra de automação não funcionará.

Configurar a regra de automação

Vá para a seção Negócios e adicione a regra de automação

Enviar documento para assinatura

na etapa Enviar contrato.

Especifique os parâmetros para a regra de automação.

Nome completo do signatário em nome da empresa. Insira o nome do funcionário da sua empresa que assinará o documento. Você pode inserir o nome manualmente ou selecionar uma constante, variável ou valor de campo no cartão do CRM. Para fazer isso, clique em

Três pontos

(...) e escolha o valor.
Constantes e variáveis nas regras de automação do Bitrix24

Modelo de documento. Selecione um modelo da lista. Você pode criar modelos de documentos na seção Assinatura eletrônica.
Assinatura eletrônica: criar e enviar um documento eletrônico para assinar

Quando o negócio avança para o estágio Enviar contrato, a regra de automação cria e envia o documento para assinatura.


Criar documento

Esta regra de automação gera automaticamente um documento a partir de um modelo, como uma fatura, orçamento ou contrato.

Configurar a regra de automação

Vá para a seção Negócios e adicione a regra de automação Criar documento na etapa Criar fatura.

Especifique os parâmetros para a regra de automação.

Modelo. Selecione o modelo que a regra de automação usará para criar o documento.

Aguarde a conversão do PDF ser concluída. Se esta opção estiver habilitada, a próxima regra de automação será executada quando o documento for convertido em PDF. Por exemplo, depois que um orçamento é gerado, outra regra de automação o enviará por e-mail ao cliente.

Com assinatura e carimbo. Ative esta opção para inserir a assinatura e o carimbo da empresa no documento.

Criar link público. A regra de automação criará um link para o cliente visualizar e baixar o documento.

Minha empresa e informações. Selecione a empresa em nome da qual o documento será gerado e indique suas informações.

Campos do documento. Você pode adicionar campos adicionais e seus valores, como o nome do documento e o endereço legal da empresa. Selecione o campo e clique em Adicionar.

Quando o negócio chega ao estágio Criar fatura, a regra de automação gera a fatura. O gerente poderá vê-la no cartão do CRM e enviá-la ao cliente.


Modificar dados

Esta regra de automação atualiza dados da empresa ou de contato vinculados a um elemento do CRM, como número de identificação fiscal ou dados do passaporte. Isso permite que você atualize as informações usadas nos documentos.

Esta regra de automação modifica apenas campos que já estão preenchidos.

Configurar a regra de automação

Vá para a seção Negócios e adicione a regra de automação Modificar dados na etapa Preparar documentos.

Especifique os parâmetros para a regra de automação.

Tipo de entidade. Decida se você modificará os dados de um contato ou de uma empresa.

Modelos. Selecione o tipo de modelo: pessoa física, pessoa jurídica, etc. Modelos de detalhes do cliente

Tipo de endereço. Selecione o tipo de endereço: do trabalho, legal, adicional ou outro.

Adicionar condição. Adicione um ou mais campos de detalhes que você precisa modificar. O conjunto de campos depende do modelo selecionado. Clique em Adicionar condição e escolha o campo na lista.

Para atribuir um novo valor a um campo, clique em Três pontos (...) e escolha uma constante, variável ou valor de campo no cartão do CRM. Esses dados serão atualizados nos detalhes.

Quando o negócio chega ao estágio Preparar documentos, a regra de automação atualiza o campo CPF nas informações do contato.


Obter valores dos dados

Esta regra de automação auxiliar coleta informações de campos de detalhes e as passa para outras regras de automação. Por exemplo, você obtém o endereço real e outra regra de automação o envia para o transportador para entrega do produto.
Regras de automação auxiliares no CRM

Configurar a regra de automação

Vá para a seção Negócios e adicione a regra de automação Obter valores dos dados na etapa de Entrega.

Especifique os parâmetros para a regra de automação.

Tipo de entidade. Decida se você modificará os dados de um contato ou de uma empresa.

Modelos. Selecione o tipo de modelo: pessoa física, pessoa jurídica, etc.

Tipo de endereço. Selecione o tipo de endereço: de trabalho, legal, adicional ou outro.

Na etapa Entrega de negócios, configure duas regras de automação: Obter valores de dados e Adicionar notificação. O primeiro solicita o endereço real do cliente e o segundo o envia para o transportador.

Quando o negócio chega à etapa de Entrega, a regra de automação envia uma notificação à equipe de entrega com o endereço para envio do produto.


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