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Suporte Bitrix24

Nova lógica de ativação de Gerenciamento do inventário

Atualizamos e aprimoramos o script para desabilitar e habilitar o Gerenciamento do inventário. Por exemplo, você começou a manter gerenciamento do inventário em modo de teste, tentou criar documentos, trabalhar com saldos e vendas. Depois disso, você decidiu começar a manter o gerenciamento do inventário completo.

Antes, para desabilitar o gerenciamento do inventário, foi necessário cancelar todos os documentos processados. Isso era inconveniente, pois muitos documentos podiam se acumular durante os testes.

Agora, ao desabilitar o gerenciamento do inventário, não é necessário cancelar todos os documentos processados. Quando você decidir começar a manter gerenciamento do inventário, você será solicitado a manter os documentos existentes ou excluí-los.

Se você está começando a manter registros de inventário novamente, é melhor excluir documentos antigos. Assim, o sistema funcionará corretamente e os seus funcionários não vão se confundir nos documentos.

Vejamos como habilitar o gerenciamento do inventário agora e o que mudou.


Como habilitar o gerenciamento do inventário se houver documentos

Nesse caso, ao ativar o gerenciamento do inventário, aparecerá uma janela solicitando que você deixe os documentos do inventário com os quais trabalhou ou exclua-os.

  • Manter (Keep) – todos os documentos, saldos e reservas serão mantidos.
  • Remover (Delete) – documentos e produtos reservados em negócios serão excluídos.

Se você desativou o gerenciamento do inventário e depois alterou manualmente o saldo de produtos, então quando você ativa-lo novamente, você verá uma mensagem de que os saldos não concordam com os documentos.

  • Manter (Keep) – todos os documentos e reservas serão mantidos. Se você alterou manualmente o saldo de produto, ele não será levado em consideração no depósito. Ao lançar um documento de recibo com este produto, os saldos serão atualizados e levados em consideração.
  • Remover (Delete) – documentos e produtos reservados em negócios serão excluídos.

Se houver diferença com os documentos no saldo de produtos no depósito, não será necessário zerar todo o estoque. Você pode corrigir diferenças com documentos de ajuste e de baixa.

Por exemplo, se durante o inventário você descobrir que há menos produtos em estoque do que o indicado no sistema, você pode criar um documento de baixa e remover os produtos em excesso.

Você pode ler mais sobre como trabalhar com documentos nos artigos Gerenciamento do inventário: documento de ajuste e Gerenciamento do inventário: documento de baixa.


Como habilitar o gerenciamento do inventário se não houver documentos

Se você não tiver documentos e saldos de estoque, o gerenciamento do inventário será ativado sem janelas adicionais e você poderá começar a trabalhar imediatamente.

Se você trabalha com produtos e já manteve contabilidade quantitativa no Bitrix24, ao ativar o gerenciamento do inventário, o sistema verificará a disponibilidade de saldos de produtos e oferecerá a redefinição deles.

Para obter mais informações sobre como redefinir saldos, leia o artigo Gerenciamento do inventário: redefinir estoque.

Como desativar o gerenciamento do inventário

Você pode desabilitar o gerenciamento do inventário na seção Configurações de gerenciamento de inventário. No momento de desabilitar o gerenciamento do inventário, os produtos não serão mais contados e o processamento de novos documentos não estará disponível. Ao mesmo tempo, todos os documentos e saldos atuais serão salvos.


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