CRM (Customer Relationship Management System - sistema de gestão de relacionamento com o cliente) é um sistema de gestão de vendas.
O CRM otimiza o trabalho com os clientes e os acompanha desde o primeiro contato até a venda final.Como começar a trabalhar com Bitrix24 CRM?
Configure o CRM
Cada empresa é única. Portanto, antes de tudo, você precisa personalizar o sistema para as especificidades do seu negócio.
Os principais parвmetros se encontram na seção CRM - Configurações.

Adicione leads
O CRM otimiza o trabalho com os clientes. Então, o próximo passo é adicionar seus clientes :)
Vamos lá adicionar novos leads. Lead é um contato frio, qualquer ponto de contato com um cliente potencial. É qualquer informação mínima - seja um número de telefone, endereço de e-mail ou uma mensagem de uma rede social.
O que é um Lead e como trabalhar com ele no CRM?
Existem várias maneiras de cadastrar um lead:
- Adicioná-lo manualmente
- Importar a lista pronta
- Receber a partir de formulários de CRM e widget do site
- Criar com base em e-mails e chamadas recebidas
Processe Leads
Agora, a nossa tarefa consiste em atrair o cliente, agendar chamadas, e-mails e reuniões.
Todo o histórico de comunicação com o cliente é guardado no CRM - você sempre estará ciente da atual situação.
Depois de processar um lead com sucesso, converta-o em um contato ou empresa e, se quiser cadastrar uma venda, em um Negócio.
Clique em Convertido e selecione a opção desejada na lista:


O diagrama mostra que todos os elementos do CRM tem atividades associadas (tarefas, reuniões, chamadas, e-mails).
Agende atividades
O que são Atividades do CRM? Uma atividade é qualquer ação agendada - retornar chamada ao cliente, enviar um orçamento, realizar uma apresentação, etc.
Você pode ver as atividades atuais na seção Minhas atividades. Aqui você verá todas as atividades agendadas e executadas para quaisquer registros (leads, contatos, empresas e negócios).
Os contadores irão lhe mostrar quantas atividades requerem sua atenção:

Histórico
O histórico completo de interações com clientes situa-se na seção CRM – Histórico.

Cada elemento (lead, contato, empresa, negócio) possui seu próprio formulário. Neste formulário você pode ver as informações, atividades realizadas e agendadas.


Trabalhe com negócios
O objetivo global de cada empresa é vender bens e serviços, ou seja, fechar negócios.
Na hora de cadastrar um negócio, adicionamos os produtos que o cliente pretende comprar.

Finalmente, fechamos o negócio como ganho.

Funil de vendas e relatórios
Analisar o processo de vendas é uma parte importante do desenvolvimento comercial.
Configure o funil de vendas e avalie rapidamente o desempenho da empresa. Para fazer isso, vá para a seção CRM - Funil de vendas.
O diagrama mostra o número de negócios em cada fase.
Para analisar vendas mais profundamente, alterne para a visão Relatórios

Aqui você irá encontrar todos os principais indicadores, relatórios e estatísticas detalhadas.